quarta-feira, 3 de março de 2021

Chapeuzinho Azul na Cidade Maravilhosa (Gladston Salles)

Chapeuzinho Azul é uma menina perfeitamente normal, que gosta de estar com os amigos, de aprender e do seu cãozinho. A sua vida mudou quando a sua família foi expulsa de casa e teve de se mudar para a grande cidade. Mas, com o seu grande coração e o seu espírito de aventura, Chapeuzinho Azul não tardou a fazer novos amigos. E é com esses amigos que partilha agora momentos de alegria e grandes descobertas. Mas será o mundo tão seguro como a sua inocência julga?
Uma das primeiras coisas que importa dizer sobre este livro é que, apesar de ser um livro infantil, não deixa, ainda assim, de ter o seu lado sério, com os motivos da expulsão da família de Chapeuzinho Azul e também o episódio das últimas páginas a proporcionarem muita matéria para reflexão. Claro que, sendo pensado para os mais novos, é uma história breve e as explicações dadas são muito simples (o que, naturalmente, deixa perguntas sem resposta aos olhos de um leitor adulto). Mas, mais do que esta brevidade, o que sobressai é a capacidade de enfatizar o lado bom, ao ponto de, apesar da forma como tudo termina, ser o espírito positivo e de bondade da protagonista o que mais fica na memória.
Apesar da importância dos temas, não deixa de ser também uma leitura leve. As próprias ilustrações, simples, mas expressivas, contribuem para isso, já que, embora não seguindo muito ao pormenor a história, funcionam como uma boa caracterização dos cenários e das personagens. Além disso, ter uma imagem visual da protagonista faz com que seja mais fácil imaginar as suas aventuras.
E não deixa de ser reconfortante ler uma história como esta, onde, mesmo quando as circunstâncias são difíceis, são a bondade e o optimismo as presenças maioritárias na vida da protagonista. Ainda que, mais uma vez, a fase final lhe acrescente uma súbita dose de realismo, a ingenuidade desta história faz sonhar, ainda que apenas durante a leitura, com um mundo de corações melhores.
Breve, leve, simples e cativante. Assim é esta pequena aventura, cheia de inocência e de optimismo, pensada para os mais pequenos, mas capaz de cativar todo o tipo de leitores. Muito agradável, em suma.

1 comentário:

  1. Acabei de ler o seu comentário e fiquei muito feliz. Primeiramente, pelo seu gesto generoso de fazer uma resenha do livro se modo espontâneo, vale dizer, sem exigir uma remuneração em troca. Para mim, um escritor modesto, ainda desconhecido do grande público brasileiro, seu gesto tem um grande significado, e me incentiva a seguir adiante, sempre em busca do aprimoramento. Lendo o seu comentário, a gente percebe a sua inteligência e competência em analisar uma obra literária revestida de elevado senso crítico. Quero deixar aqui registrado a minha gratidão.

    ResponderEliminar