segunda-feira, 15 de março de 2021

Vamos Ler! Um Cânone para o Leitor Relutante (Eugénio Lisboa)

Quem tem o hábito de ler regularmente (ou até, quem sabe, compulsivamente) sabe bem todos os benefícios e prazeres que acompanham a leitura. Quem não lê? Bem, quem não lê não sabe o que está a perder. Mas como se desperta o leitor relutante para o vício da leitura? Com leituras capazes de cativar e fascinar claro. E é isso que este livro se propõe fazer: reflectir sobre o maravilhoso mundo da leitura e sugerir uma lista de iscos para caçar quem (ainda) não gosta de ler.

Permitam-me começar com uma afirmação óbvia: esta que vos escreve não é uma leitora relutante. O que significa que não preciso de ser persuadida e que até já li algumas das obras referidas na lista e ao longo do texto. O que retira então deste livro um leitor não relutante? Várias coisas. Primeiro, familiaridade com a descrição da paixão pelos livros, com algumas impressões em comum sobre vários dos livros abordados e com a visão, com o que a leitura desperta e significa. Depois, a sempre cativante proximidade que resulta da partilha pessoal das experiências de um outro leitor, diferentes, intransmissíveis, mas unidas pelo vínculo do vício em comum. E, finalmente, uma mistura de reencontros e descobertas, reencontros com autores já lidos e descobertas de outros livros ainda por ler. (E todos sabemos que, para quem ama a leitura, há sempre uma lista interminável de desejos.)
Mas voltemos aos leitores relutantes, pois importa salientar dois aspectos tendo em vista que é a eles que esta selecção se destina. Primeiro, o cuidado em escolher uma lista acessível, de obras importantes, mas sobretudo cativantes e relativamente fáceis de encontrar, e que é também complementada por outras referências. É uma lista que se cinge a autores portugueses, mas que vem acompanhada no texto por várias menções a outros autores mais ou menos clássicos (alguns adorados e outros odiados). E segundo, a importância de ter em conta o conforto do potencial leitor, pois apresentar a um leitor relutante um livro demasiado difícil e rebuscado é meio caminho andado para o afastar.
Claro que cada leitor (mais ou menos agarrado ao vício) tem as suas próprias predilecções e manias, daí que fique uma ligeiríssima ambiguidade ao ver a breve referência à palavra lixo. Ainda assim, cada leitor terá o seu discernimento e o que importa realmente é a descoberta da leitura. Porque, ultrapassada a barreira da relutância... há todo um mundo para descobrir.
Um cânone para o leitor relutante - que é também percurso pessoal, elogio da leitura, breve biografia de vários vultos literários e visão de um mundo que é infinitamente mais vasto do que parece. Tudo isto e também uma leitura cativante e próxima, para leitores frequentes e raros, relutantes e viciados. Vamos ler? Vamos, pois. E podemos muito bem começar por aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário