sábado, 28 de julho de 2012

O Transplantado e o Fim|gimento (José Baptista Coelho)

Do ser e da vontade, de afectos e sentimentos, mas também de uma visão sobre o mundo e das reflexões por esta evocadas, trata este conjunto de poemas, em que, na maioria dos casos, a forma se molda ao conteúdo, num estilo relativamente livre (apesar de algumas limitações nos poemas em que o autor opta pela rima) e com uma construção muito própria de imagens e de emoções. As palavras fluem com naturalidade, de forma quase simples, por vezes, enquanto que, noutros casos, se conjugam numa construção mais elaborada, para criar uma imagem global mais complexa. Em qualquer dos casos, a mensagem sobrepõe-se aos recursos estilísticos, que estão presentes em força, mas que nunca tornam a escrita demasiado confusa. O conteúdo nunca se perde nas complexidades da forma.
A nível de temas, há uma relativa diversidade, mas quase sempre centrada num mesmo (ou similar) sujeito poético. O "eu" desempenha um papel fundamental nas imagens e nas emoções expressas em cada poema, quer na expressão de um crescimento ou percurso de aprendizagem para esse mesmo sujeito poético, quer na interacção com um interlocutor por identificar, mas com uma presença inexorável nas experiências que se reflectem nos poemas.
À expressão de afectos presente nesta poesia junta-se ainda a visão pessoal de um indivíduo perante o mundo. Nesta, evidenciada pelos obstáculos referidos com relativa ambiguidade, cria-se um contraste de perspectivas. Alguns dos poemas reflectem esperanças, contemplações, enquanto que outros parecem evocar a imagem de um lado mais sombrio para a vida. A este contraste juntam-se os estruturais: os poemas mais simples contrastam com os de imagens mais elaboradas; as limitações impostas pela rima opõem-se à maior liberdade dos que não a têm; a intensidade dos textos mais breves contrasta com o tom mais vago e contemplativo dos poemas mais longos.
O que fica desta leitura é, assim, a percepção de um conjunto envolvente, com um estilo de escrita cativante e fluído, mesmo nos poemas de maior elaboração na linguagem, e em que alguns poemas se destacam pela intensidade que os torna verdadeiramente marcantes. Gostei, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário