segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Adeus, Por Enquanto (Laurie Frankel)

Sam trabalha numa empresa de encontros online, mas, ironicamente, não consegue encontrar uma companheira adequada. Nem sequer uma candidata que possa realmente considerar. Mas, quando o desafio de elevar a capacidade da empresa a um outro nível, Sam concebe um algoritmo que, através do acesso a dados privados dos usuários, consegue realmente descobrir almas gémeas. É assim que Sam conhece Meredith, a mulher da sua vida, e é também assim que acaba por ser despedido, já que a sua ideia brilhante dá prejuízo à empresa. Mas cedo outro caminho surgirá. Na sequência da morte da avó de Meredith, e querendo ajudar a namorada, Sam constrói um outro algoritmo, este que permite falar com os mortos - ou, pelo menos, com uma projecção bastante realista dos que partiram. Nasce assim o RePousa, uma forma de ajudar as pessoas a lidar com a perda. Ou, pelo menos, é isso que Sam pretende que seja. Mas poderá realmente sê-lo?
Bastante peculiar nas ideias que lhe servem de base e, talvez por isso mesmo, com um estilo muito próprio de abordar as questões que lhes estão associadas, este é um livro que cativa, em primeiro lugar, pela leveza. Narrado em tom descontraído e com uma boa medida de humor, surpreende o registo de leveza que, tendo em conta a sobriedade - e a negrura - do tema, acaba por ser particularmente agradável. Acaba, também, por proporcionar uma forma diferente de reflectir sobre algumas questões mais profundas.
É que, apesar dessa tal leveza, os temas complexos estão lá. Desde a aparentemente inevitável questão de como lidar com a perda de um ente querido, à forma como os doentes terminais encaram a morte, passando pela inevitabilidade da morte e por todas as questões - éticas e não só - da possibilidade de um sistema como o RePousa, há toda uma vastidão de matéria para reflectir. E o mais interessante é que a autora as apresenta de forma gradual, perfeitamente enquadradas no enredo, sem retirar qualquer leveza à história, mas também sem minimizar a relevância do assunto. Esse é, sem dúvida, um dos grandes pontos fortes deste livro.
A nível de enredo e personagens, destacam-se principalmente as tais peculiaridades - de acções e de pensamentos - , mas também a empatia que transparece das relações que se criam em torno daqueles que se vão conhecendo devido ao RePousa. Além disso, e apesar de haver, por vezes, explicações algo vagas e perguntas que são deixadas sem resposta, há, ao longo do enredo, alguns pontos de viragem realmente surpreendentes. E, depois, há a emoção, o afecto que transparece na ligação entre as personagens, e que as torna mais próximas, mesmo quando as situações em si são algo bizarras.
Com um bom equilíbrio entre humor e emoção, temas profundos e descontracção, personagens peculiares e sentimentos universais, trata-se, pois, de um livro cativante e agradável, com momentos divertidos e episódios comoventes, numa história envolvente e sempre interessante. Uma boa leitura, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário