terça-feira, 10 de setembro de 2013

Novidades Bizâncio

A medicina anda pelas ruas da amargura. Enquanto os doentes confiam na segurança e regulação dos medicamentos, e os médicos tentam receitar a terapêutica mais eficaz, a indústria farmacêutica global é um negócio de 600 mil milhões de dólares onde reina a corrupção e a ganância. Tanto os médicos como os doentes necessitam de boas provas científicas para tomarem decisões informadas. Mas as empresas efectuam ensaios enviesados dos seus fármacos, distorcendo e exagerando os resultados. Os dados inconvenientes são simplesmente enterrados. Os organismos governamentais de regulação ocultam informações vitais. Grupos aparentemente independentes de médicos e doentes são financiados pela indústria, num mundo louco onde, neste momento, há médicos e enfermeiros a receberem formação ministrada pela indústria farmacêutica. O resultado de tudo isto é inevitável: há doentes – e em grande número – desnecessariamente prejudicados. Ben Goldacre é o melhor escritor britânico sobre a ciência por trás da medicina, e este livro é uma denúncia clara e divertida, mostrando exactamente como a ciência tem vindo a ser distorcida e como seria fácil consertá-la.

Do fascínio do Círculo Árctico aos biscoitos Garibaldi, no calor da Etiópia, esta aventura de Michael Palin leva-nos do Pólo Norte ao Pólo Sul de comboio, camião, raft, balão, bicicleta… Pelo caminho encontra povos amigos, enfrenta o fogo de metralhadoras e lida com o seu instável aparelho digestivo, até que, finalmente, seguindo os passos de Scott, chega à terra do Sol da Meia-Noite.
«O nosso país parecia impossivelmente distante quando chegámos àquela base de gelo e neve no Pólo Sul. A temperatura era de 25ºC negativos e considerada relativamente quente…»

O que é o amor? Pode definir-se? Será justo? Eterno? Incondicional? Será que os pais amam, com igualdade e justiça, todos os filhos? O que procuramos no ser amado? E por que o escolhemos? Amor e ódio serão sentimentos antagónicos? De forma notável Simon May desmonta algumas das ideias feitas sobre o amor que chegaram até nós. Através da análise das tradições e tendências que moldaram a nossa visão de amor — dos textos bíblicos, aos autores clássicos, do amor trovadoresco, aos românticos, de Freud a Proust — Simon May propõe ainda a sua teoria acerca do que é o amor e do que procuramos quando nos enamoramos.

Pérolas a Porcos, de Stephan Pastis, é o relato, tira a tira, da história de dois amigos: o Rato, arrogante e egocêntrico, e o Porco, lento de cabeça, penosamente ingénuo, um «ursinho de peluche». Acompanham-nos a Zebra, activista dos direitos herbívoros; o Bode, um crânio relutante que gosta de ser tratado com o devido respeito; e os Crocs obsessivamente carnívoros. Com esta trupe diversa, Pérolas traça uma caricatura deliciosa dos defeitos e limitações da natureza humana. Senhoras e Senhores, o espectáculo continua…

Sem comentários:

Enviar um comentário