domingo, 15 de setembro de 2013

Contos Comédia Urbana

Vidas normais, com as previsíveis rotinas do quotidiano a serem interrompidas pela ocorrência de algo caricato. Eis o ponto de partida dos dois contos deste pequeno livro. Contos que, escritos por figuras incontornáveis do seu tempo, cativam principalmente pela escrita, mas que, em termos de história, acabam por deixar sentimentos ambíguos
A Lua-de-Mel de Ouro, de Ring Lardner, conta a história de um casal que, em celebração das bodas de ouro, parte em lua-de-mel. Cativante quanto baste e bem escrito, perde-se demasiado em descrições de elementos pouco relevantes, o que torna o tom da narrativa um pouco distante, mesmo sendo narrado na primeira pessoa.
Dia de Celebração na Sala de Reuniões, de James Joyce, apresenta uma reunião de indivíduos com interesses comuns. Aflorando vagamente questões de política e de interesses individuais, o que sobressai deste conto é a ambiguidade, quer de pontos de vista, quer de circunstâncias. Cativante na escrita, acaba por ser, apesar disso, um texto confuso e difícil de seguir.
Cativantes principalmente pela escrita, estes são, pois, dois contos que, não sendo propriamente de leitura penosa, acabam por se tornam distantes devido a distância e ambiguidades. Interessantes quanto baste, e apesar de bem escritos, lêem-se bem, mas não ficam na memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário