quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ladies de Espanha (Andrew Morton)

Há uma grande diferença entre a história de contos de fadas que se associa ao casamento entre um príncipe e uma plebeia e a realidade associada a essa união. Um bom exemplo disso é a história da casa real espanhola, tema deste livro que, tendo como centro a vida das quatro princesas da casa real, é muito mais que uma simples análise das suas vidas. Na verdade, esse é apenas o ponto de partida para o que é um traçado bastante preciso, ainda que não exaustivo, da história da casa real espanhola ao longo das últimas décadas e até da evolução da realeza em geral, no sentido da modernidade e do quebrar das tradições.
Um dos aspectos que mais cativa neste livro é o equilíbrio entre a exposição da história das suas figuras centrais e a perspectiva global. O autor não se limita a falar das princesas. Nem sequer se limita à casa real espanhola, recorrendo à história de outras monarquias para estabelecer comparações e analisar questões relevantes. Ainda assim, nunca se perde o ponto que serve de base para este livro e o desenvolvimento da história - ou das histórias - da família real é feito de uma forma organizada e tão completa quanto possível, tendo em conta que qualquer das figuras abordadas serviria de base, por si só, para uma biografia mais extensa.
Outro aspecto relevante é o cuidado que o autor tem em destacar o lado humano da situação. Reis e príncipes podem pertencer, para alguns, um mundo a parte - e o facto de aí estarem ou não é uma das grandes questões deste livro - mas são, ainda e sempre, humanos. Ao abordar as situações mais dramáticas de uma forma que realça também os sentimentos dos seus intervenientes, o autor humaniza as suas figuras centrais, torna-os empáticos. E, desta forma, caracteriza-os de uma forma mais completa, para lá dos escândalos e das polémicas.
E depois há a tal perspectiva global e a evolução no sentido da modernização de ideias e de tradições. Através da história das princesas, o autor apresenta uma evolução de comportamentos no seio da realeza, ao mesmo tempo que questiona as implicações dessas mudanças. Também isto contribui para colocar as circunstâncias sob uma nova perspectiva, já que, enquadradas num contexto histórico também em mudança, as situações tornam-se mais que apenas elementos de uma vida pouco privada. A todos os comportamentos correspondem expectativas, e isso revela um meio bastante mais complexo do que, à primeira vista, seria de imaginar.
A soma de tudo isto é um livro que, escrito num registo cativante, apresenta tanto os factos mais interessantes da vida da casa real espanhola, como uma análise relevante destes factos, enquadrados num contexto mais vasto. Organizado e bastante completo, um livro muito interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário