sábado, 14 de setembro de 2013

Contos Encantados

Mensagens positivas, histórias cativantes e um discreto toque de magia são os elementos essenciais que caracterizam estes Contos Encantados. São dos contos breves, escritos em estilos diferentes, mas com alguns pontos em comum, e que funcionam muito bem juntos no mesmo livro.
Os Sonhos do Jovem Rei, de Oscar Wilde, conta a história de um jovem que, em vésperas de ser coroado, recebe uma nova perspectiva do reino que governará. Cativante, escrito num tom de quase inocência, esta é uma história que, na sua aparente simplicidade, consegue questionar de forma precisa e marcante as barreiras que separam os homens.
Em Desvio Inesperado, de Vicki Baum, o mau tempo obriga dois viajantes a fazerem um desvio que os leva a uma localidade isolada. Interessante, desde logo, pela caracterização dos protagonistas, este conto cativa também pelo ambiente intrigante e um pouco misterioso em que decorre o enredo. Surpreende, também, pelo belo retrato de solidariedade e pela emoção dos momentos finais.
São, então, duas histórias aparentemente simples, tendo em comum a força da mensagem e alguns laivos de inocência, mas também divergentes em aspectos que os individualizam. Dois contos cativantes, para uma leitura breve, mas muito interessante. E, quer pela envolvência das histórias, quer pelas questões que, de forma mais ou menos discreta, acabam por levantar, acaba por ser também uma leitura que fica na memória.

1 comentário:

  1. Parece ser interessante o livro.
    Sigo teu blog.

    http://mundodeariel.blogspot.com/

    ResponderEliminar