domingo, 20 de agosto de 2017

Do Berço ao Trono (Elizabete Agostinho)

A sua eleição como papa marcou o início de grandes mudanças nas normas e protocolos e chamou novamente para a igreja muitas atenções que se tinham desviado. Mas a história da sua vida não começou nesse dia e, no percurso de Jorge Mario Bergoglio antes de se tornar Francisco, estão bem presentes as marcas que moldariam o seu caminho enquanto papa. É esta a história que a autora aqui percorre, desde a infância à descoberta da vocação e ao longo e marcante percurso que se viria a seguir. 
Ainda que o mais importante de um livro seja sempre o conteúdo, e este não seja excepção, uma das primeiras coisas a chamar a atenção para esta breve biografia é o aspecto visual. Trata-se de um livro bonito, em que o dourado das páginas lhe confere uma certa individualidade, ao mesmo tempo que as abundantes fotografias complementam o texto com um registo visual da história. E, por isso, basta folheá-lo para ficar com vontade de o ler - o que não pode deixar de ser um óptimo ponto de partida.
E, chamada a atenção para o objecto, passamos então ao conteúdo. Não é - nem parece que pretenda ser - uma biografia exaustiva, centrando-se essencialmente numa exposição simples e acessível dos elementos fundamentais. Traça um percurso bastante claro dos passos essenciais da vida do seu protagonista e expõe, em linhas gerais, os seus pontos de vista. E assim, permite conhecer melhor o homem e as ideias, sem grandes divagações, mas reforçando os pontos fundamentais do seu percurso.
Claro que isto pode ser visto de duas formas: por um lado, a leitura é, de longe, mais cativante do que se se tratasse de uma daquelas biografias longas e muitíssimo detalhadas. Por outro, há aspectos, principalmente de contexto, em que fica uma certa curiosidade insatisfeita, já que, só sobre a questão das mudanças de regime na Argentina, haveria certamente muito mais a dizer. Ainda assim, não é esse o foco do livro e, ainda que fique a tal vontade de saber mais, todos os traços essenciais do retrato que se pretende traçar estão bem presentes.
Retrato sucinto, mas preciso e esclarecedor, do papa que "continuou a ser Jorge", trata-se, em suma, de um livro breve, mas cativante e com uma construção muito bem pensada. Uma boa leitura, portanto.

Título: Do Berço ao Trono
Autora: Elizabete Agostinho
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário