sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Don't Close Your Eyes (Holly Seddon)

Robin e Sarah são gémeas, mas não podiam ser mais diferentes. Quando eram pequenas, Sarah era a boa menina e Robin a rebelde. Agora, Sarah fez algo terrível e não sabe para onde se virar. E Robin vive isolada em sua casa, a dormir debaixo da cama e com medo de sair à rua. Em comum, têm um passado que lhes perturbou os sonhos, afastou-as de várias maneiras… e moldou-as nas mulheres que agora são. E agora, precisam de ultrapassar isso, se têm alguma esperança de resolver a confusão em que as suas vidas se tornaram.
Narrado a partir de vários pontos de vista e oscilando entre o passado e o presente, este é um livro que tem na aura de mistério a sua maior força. Primeiro, porque todas as verdades, presentes e passadas, são reveladas gradualmente e, assim, o impacto de cada uma dessas verdades muda a percepção de tudo o que se segue. E também porque altera a perspetiva de quem são as protagonistas e do quanto cresceram.
Também intrigante é o facto não haver nenhum grande crime ou investigação na narrativa. A história concentra-se na vida das protagonistas – e, sim, principalmente nas coisas más que as mudaram – mas os grandes segredos, as revelações mais importantes, não vêm de nenhum crime sinistro, mas mais do impacto do passado sobre o presente. E isto é uma boa surpresa, porque a força da história vem de como as personagens são – e, assim, as muitas revelações ao longo do caminho convergem numa evolução diferente.
Há muitos fios (principalmente do passado das gémeas) a convergir nesta história, sendo esta talvez a razão do seu início pausado. Porém, à medida que elas se dão a conhecer, o ritmo intensifica-se e as últimas páginas são simplesmente viciantes. Vale a pena o avanço lento pelas primeiras pistas para descobrir as verdades por detrás das vidas conturbadas de Sarah e Robin. E, ainda que algumas das personagens não sejam propriamente fáceis de entender (e outras sejam simplesmente odiosas), elas servem um propósito na forma como moldam a vida das gémeas – e, assim, contribuem também para o forte impacto da surpreendente conclusão.
Intrigante, intenso e cheio de surpresas, trata-se, portanto, de um livro que leva o seu tempo a alcançar o passado. Mas, com uma boa história, personagens fortes, mas falíveis, e uma intensidade que cresce até ao fim, é também um livro que não desilude. Uma boa leitura, em suma.

Título: Don’t Close Your Eyes
Autora: Holly Seddon
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário