quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Maresia e Fortuna (Andreia Ferreira)

Aos dezassete anos, Eduardo só pensa em aproveitar a vida calma que leva, tendo como única preocupação a escolha do curso e da universidade que se seguirão depois das férias. Mas tudo muda quando se cruza pela primeira vez com Júlia. Mais velha, mas muito atraente, chama a atenção de Eduardo desde o primeiro momento. Mas a simpatia de um instante de auxílio não tarda a revelar-se algo mais complexo. É que Júlia está ali por um motivo. No passado, viveu ali um grande amor e perdeu tudo. Agora, nada a impedirá de encontrar as provas de que precisa para mostrar ao mundo que não está louca. E os segredos do seu passado porão à prova muitas vidas. 
História de relações conturbadas e de segredos que se perpetuam ao longo do tempo, este é um livro que cativa, em primeiro lugar, pela forma como equilibra uma história sempre intensa com um cenário emocional em constante mudança. Este é, aliás, um dos traços mais marcantes desta história: a forma como nenhuma das personagens é exactamente aquilo que parece ser ao princípio. De início, vemos Eduardo como o rapaz irreverente, mas de bom fundo, e Júlia como mulher injustiçada. Mas, à medida que os segredos começam a manifestar-se, que as escolhas e acções das personagens se tornam mais questionáveis, a história inclina-se para um registo mais negro. E, além do crescendo de intensidade que isto provoca, também a percepção das personagens se altera, pois cada revelação sobre o passado mostra também uma nova faceta das personagens que nele participaram.
Também muito intrigante é o facto de, embora sendo assumidamente uma história de amor, este livro ter muito pouco em comum com as fórmulas habituais do romance. Sim, há momentos de ternura, paixões a desabrochar, sensualidade em abundância e um certo toque de humor e de loucura. Mas, acima de tudo isto, há os segredos e a forma como esses segredos moldam a evolução do enredo deixa tudo o resto em segundo plano. Os afectos ganham outro tom, a paixão torna-se destrutiva e as verdades difíceis deixam marcas. O resultado é um romance mais sombrio, mais disfuncional - mas, em certa medida, também mais realista.
E depois há a escrita e a forma como a autora parece conferir a cada momento precisamente o tom mais adequado. Nas grandes discussões como nos momentos ternos, nos picos de intensidade como nos instantes de calma, tudo parece fluir com a maior das naturalidades. E isto, associado ao cenário envolvente e a umas quantas frases memoráveis que parecem realçar a intensidade dos acontecimentos, torna viciante uma leitura que chama a atenção desde o início e não deixa de surpreender até ao fim.
Cheia de surpresas e cativante desde a primeira à última página, trata-se, portanto, de uma história de amor diferente, em que os acasos e desventuras da juventude moldam um destino de consequências potencialmente devastadoras. Intenso, sombrio e surpreendente, um livro que não posso deixar de recomendar. 

Título: Maresia e Fortuna
Autora: Andreia Ferreira
Origem: Recebido para crítica

1 comentário:

  1. Gostei muito, ainda não conhecia!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderEliminar