quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Respire (Rebecca Dennis)

Respirar é algo natural - não precisamos de pensar para o fazer. Mas a forma como respiramos pode ter impacto nas nossas emoções. Quando estamos nervosos, a respiração acelera. Respiramos fundo para nos acalmarmos. Às vezes, suspiramos quando nos sentimos tristes. Mas será que respiramos da forma certa? O que este livro propõe é um olhar sobre a forma como a respiração influencia as emoções e permite ultrapassar marcas passadas e preocupações com o futuro - moldando o agora ao ritmo de uma respiração mais consciente. 
Se tivermos em conta a premissa deste livro, uma das primeiras impressões a surgir é, quase inevitavelmente, de uma certa estranheza. Afinal, respirar é algo que se faz sem pensar nisso - não tem nada de assim tão transcendente. Mas, à medida que se avança na leitura, e as ideias da autora se tornam mais claras, é possível acompanhar o desenvolvimento de um método com bastante potencial. Não, não resolve todos os problemas - nem parece que seja esse o objectivo. Na verdade, nem sequer é um método de passos estritos e definidos, mas antes um conjunto de possibilidades a cada leitor se pode ajustar. E é isso que torna este livro tão interessante, pois não exige nem uma orientação estrita, nem uma fé cega, deixando ao leitor a possibilidade de experimentar e de se ajustar ao que de bom pode retirar das orientações da autora.
Também bastante interessante neste livro é a forma como a autora complementa a exposição das suas ideias com partes da sua história pessoal, histórias de alguns dos seus clientes, citações de outros autores e vários exercícios de respiração. Os exemplos práticos permitem assimilar melhor as possibilidades que a autora apresenta ao expor as suas teorias. As referências a outros autores abrem caminho a quem quiser aprofundar conhecimentos sobre o tema. E a ampla variedade de exercícios permite que cada leitor retire do livro aquilo que mais se lhe adequar.
Claro que não se trata de nenhum método milagroso - mais uma vez, nem parece ser esse o objectivo. E, ao ler as histórias de vários dos clientes da autora, fica uma certa curiosidade em saber mais ao pormenor de que forma é que as sessões influenciaram a forma como as várias pessoas lidaram com os seus diferentes problemas. Ainda assim, a impressão que fica é, no essencial, positiva, já que, pelo menos no que toca à calma, é fácil reconhecer de que modo os exercícios apresentados podem ser úteis.
A imagem que fica é, portanto, a de um livro interessante, com vários exercícios úteis e um conjunto de boas ideias e perspectivas sobre a forma como a respiração exerce influência sobre a saúde e o bem-estar. Gostei. 

Título: Respire
Autora: Rebecca Dennis
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário