segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Socorro, o que Me Está a Acontecer!? (Annalisa Strada e Pedro Aires Pinto)

A adolescência é uma fase complicada, em que não é só o corpo que sofre mudanças. E, quando tudo muda, pode ser difícil lidar com todos os stresses e dificuldades que acompanham essas alterações. Este livro é um pequeno guia para percorrer esse caminho da forma mais calma e natural possível, explicando as mudanças - e a melhor forma de lidar com elas - de uma forma acessível e agradável de ler.
Sendo este um livro sobre as mudanças da adolescência, não é propriamente difícil identificar o público a que se destina. Mas há um aspecto particularmente interessante nesta leitura: é que, ao centrar-se em outros aspectos para além das mudanças físicas, é possível encontrar neste livro uns quantos conselhos - principalmente no que toca às relações e à auto-estima - que, transpostos para outro contexto, podem ser bastante úteis a leitores de todas as idades. Além disso, lembrar os dramas da adolescência na idade adulta traz também consigo umas quantas memórias - o que não deixa de ser também um efeito agradável.
Bem, mas voltando ao objectivo do livro, que é explicar aos adolescentes as mudanças que têm pela frente, um dos aspectos que mais se destaca é a clareza das explicações. Há um evidente esforço em tornar tudo o mais claro possível, realçando as coisas que são normais, ainda que não pareçam, como o facto de nem todas as experiências serem iguais. Além disso, e mais uma vez, ao não se cingir às mudanças físicas, é possível retirar deste livro uma percepção mais ampla das relações: consigo mesmo, com os amigos, com o primeiro amor. A mudança é muito mais que apenas hormonal e o cuidado de realçar isto faz com que a leitura seja muito mais esclarecedora.
E, além de esclarecedora, é simples e apelativa, não só pelas ilustrações divertidas que acompanham o texto, mas também pelo registo leve do próprio texto - do qual se destacam os pequenos episódios que, protagonizados por um muito interessante núcleo de personagens, exemplificam as questões mais relevantes. Tudo para tornar a leitura mais interessante, permitindo assim aprender e assimilar de uma forma mais envolvente.
Agradável e divertido, mas com uma perspectiva bastante esclarecedora das mudanças que ocorrem durante a adolescência (e que, no aspecto emocional, se podem prolongar muito para além dela), trata-se, portanto de um livro breve, mas muito útil, não só para adolescentes, mas também para quem queira relembrar como foi passar por essa fase. Muito interessante, em suma. 

Título: Socorro, o que Me Está a Acontecer!?
Autores: Annalisa Strada e Pedro Aires Pinto
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário