domingo, 27 de agosto de 2017

O Livro do Chá Matcha (Louise Cheadle e Nick Kilby)

Usado pelos monges budistas para melhorar a meditação e por estudantes para reforçar as capacidades de concentração, diz-se do chá matcha que é um superalimento com vários benefícios para a saúde.Mas o que é ao certo? Quais são esses benefícios? E de onde surgiu este ingrediente que, nos últimos anos, conseguiu alcançar novos consumidores? É a estas perguntas - e a mais algumas - que este livro pretende dar resposta.
Talvez não seja o objectivo essencial deste livro, já que a sua estrutura se assemelha mais à de um guia de utilização (sendo que as receitas ocupam mais de metade do livro), mas um dos aspectos mais interessantes neste livro está na breve história que conta sobre as origens e a evolução do consumo de chá. O ritual, a caracterização dos elementos utilizados, a evolução e o próprio processo de produção - há aqui todo um avanço histórico a acompanhar. E, sim, é algo que é descrito de forma breve, pois não é esse o elemento central deste livro. Mas fica-se com uma boa ideia das linhas base - e com muita vontade de descobrir um pouco mais.
Outro ponto forte está no facto de apresentar um elemento que ainda não é assim tão conhecido. Ouve-se muitas vezes falar nos benefícios do chá verde, é verdade. No matcha? Nem tanto. E, sendo também verdade que não é um ingrediente fácil de encontrar (pelo menos, longe das grandes cidades), é interessante notar as muitas possibilidades de utilização que os autores apresentam. 
Importa ainda realçar o aspecto visual, não só porque permite assimilar melhor certos pormenores das explicações que são dadas (nomeadamente sobre o processo de produção e os utensílios utilizados na cerimónia do chá), mas principalmente, porque, sendo grande parte do livro ocupada pelas receitas, as fotografias adquirem uma maior importância. Além disso, tratando-se de um ingrediente invulgar e particularmente colorido, ver o aspecto que confere às diferentes receitas torna a ideia de as experimentar bastante mais interessante. 
Embora o contexto histórico seja uma das partes mais interessantes deste livro, trata-se, acima de tudo, de um guia para a utilização do matcha. E, assim, ainda que os aspectos introdutórios pudessem ter sido mais explorados, a impressão que fica é a de um bom guia para descobrir as potencialidades de um ingrediente novo. Um livro interessante, portanto. 

Título: O Livro do Chá Matcha
Autor: Louise Cheadle e Nick Kilby
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário