domingo, 3 de outubro de 2010

Hex Hall (Rachel Hawkins)

Prodigium. É esse o termo utilizado para designar a generalidade da comunidade mágica, formada por bruxas e feiticeiros, mutáveis e fadas. Sophie Mercer é uma deles. Mas a verdade é que, educada por uma mãe humana, Sophie não faz a menor ideia de quais são as suas verdadeiras potencialidades. Nem das regras que gerem o seu mundo. Por isso, quando decide ajudar uma amiga realizando um feitiço de amor (um que corre muito mal), Sophie acaba por pôr em perigo o secretismo do mundo dos Prodígios e, por isso, será obrigada a frequentar, até que atinja os dezoito anos, uma espécie de escola/reformatório para seres mágicos. Hecate Hall.
Leve, envolvente e muito divertido, este é um livro que, não sendo particularmente complexo, é, ainda assim, cativante desde a primeira página. Sophie está longe de ser a típica heroína e, se há coisa que ela não é, é uma aluna bem-comportada. Sarcástica e desconfiada por natureza, resultado de uma história de vida não tão agradável como isso, a personalidade de Sophie reflecte, à medida que nos conta a sua história, uma mistura intrigante de vontade de persistir num ambiente novo e de confusão ante tudo aquilo que mal imaginara. E é a forma divertida como Sophie transmite as suas impressões sobre coisas tão diversas como a perturbadora imagem passada pelos professores sobre a necessidade de secretismo ou o quarto demasiado cor-de-rosa da sua amiga vampira que, em contraste com as ameaças bem reais que, aos poucos, se vão revelando, torna a leitura tão curiosamente leve.
Existem, de facto, algumas semelhanças com outras obras e houve pequenos aspectos que me fizeram lembrar séries como Harry Potter, Casa da Noite e Ghostgirl. Parece-me, ainda assim, que a autora consegue encontrar o seu próprio ambiente, no tom descontraído e divertido com que vai caracterizando o se próprio mundo e as suas personagens... invulgares. E algumas das revelações são surpreendentes, culminando com um final intenso e que deixa, juntamente com as coisas que vão sendo insinuadas mas que ficam por confirmar, uma grande curiosidade quanto ao que virá no livro seguinte.
Uma história envolvente e divertida, com uma protagonista cativante, ainda que invulgar, e um ritmo de acontecimentos que vicia e entretém. Fico curiosamente à espera de saber que novas revelações cruzarão o caminho de Sophie.

3 comentários:

  1. Fiquei muito curiosa com o livro. Ando à procura de algo de fantasia para ler, estou com saudades do Harry Potter.
    Convido-te para dar uma olhadela no blogue atmosfera dos livros.
    Beijinhos.
    Boa leitura;)

    ResponderEliminar
  2. Carlinha, acabaste também por me deixar o "bichinho" do Harry Potter de novo!
    Este livro despertou-me mesmo o interesse! :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Aconselho vivamente...
    Vou a meio e já me estou a matar por dentro com o livro...
    Além de nos cativar está cheio de piadas...
    No final de cada capitulo mesmo que seja obrigada a parar não consigo, quero sempre ler o próximo...

    Muito BOM, LEIAM xD

    ResponderEliminar