sábado, 23 de outubro de 2010

O Jardim Encantado (Sarah Addison Allen)

Em Bascom, o nome das Waverley sempre foi visto como sinónimo de estranheza. Mas a vontade de Claire sobrepôs-se a isso e permitiu-lhe construir , com base na lenda que envolvia a sua família e nos efeitos invulgares das plantas do seu jardim, um negócio de sucesso. Ainda assim, a sua vida é fechada, controlada até ao mais pequeno pormenor, limitada àquilo que nunca poderá perder. Claire foi abandonada por demasiadas vezes. Mas a sua vida vai mudar, com a presença do novo vizinho e o regresso da irmã, Sydney, que volta com um passado de segredos e uma filha que precisa de proteger.
Mágico e envolvente, este é um livro que cativa pela forma simples e agradável como a história é apresentada, com personagens que geram bastante empatia e um cenário inicial cativante. A princípio, tudo sugere uma história simples, com um toque de romantismo entrelaçado num cenário onde a magia está discretamente presente. À medida que o enredo evolui, contudo, a história ganha complexidade e intensidade, numa abordagem marcante - quer pelo lado mais terno, quer pelo doloroso - às relações humanas e à forma como estas acabam por se desvanecer.
Os elementos de magia, espalhados pelo livro numa presença discreta, dão origem a alguns momentos bastante intrigantes, bem como a situações divertidas. Na verdade, a macieira do jardim das Waverley é, também ela, uma personagem, com características e reacções que a apresentam, por vezes, como se fosse quase humana. Mas há mais neste livro sobre as relações, tanto em Claire e na sua descoberta de que há coisas na vida que não se devem controlar, como em Sydney, no regresso a uma casa que lhe desperta agora sentimentos bem diferentes dos do passado, e até mesmo em Evanelle e o seu peculiar dom de saber do que as pessoas vão precisar - bem antes dessa necessidade!
Terno, com uma escrita envolvente e uma história que, apesar de percorrer alguns dos lugares-comuns do romance, encontra na conjugação da magia, com o que de melhor e pior existe na natureza humana, a sua própria identidade. Um livro que cativa e comove, e que fica no pensamento, como uma memória especial.

3 comentários:

  1. Adorei este livro. Achei-o muito fofo e a macieira é demais! :D O Quarto Mágico também é muito bom. Fiquei fã da autora e mal posso esperar para ler o seu novo livro. :)

    ResponderEliminar
  2. Já andava com alguma curiosidade em relação a esta autora, agora fiquei com ainda mais =)

    ResponderEliminar
  3. Eu li este livro há alguns meses. Adorei! Depois desse devorei também o quarto mágico, e já tenho o livro mais recente cá em casa.
    Neste momento estou submersa numa leitura bastante diferente: Guerra e Paz de Tolstoi..mas quando acabar, será O Feitiço da Lua a minha próxima leitura :D

    ResponderEliminar