segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Histórias Reais de Reencarnações (Clara de Almeida)

Do recurso à história de vidas anteriores enquanto forma de conquistar uma consciência do mundo e do nosso papel dele fala este livro em que, através das suas próprias regressões e das de outras pessoas com quem trabalhou, Clara de Almeida apresenta exemplos bastante interessantes dos fundamentos básicos da teoria da reencarnação. O essencial deste livro são as histórias das tais vidas passadas e a forma como a compreensão destas influencia a percepção dos acontecimentos na vida presente. E o resultado é um livro que, escrito de forma cativante e agradável, não deixa de ser, independente da medida de cepticismo do leitor, uma leitura interessante.
São as experiências captadas através das regressões às vidas passadas o elemento central deste livro.   A forma como as regressões são conduzidas ou os fundamentos da teoria da reencarnação são explicados de forma muito sucinta, deixando às histórias e às interpretações destas o papel de explicar pelo menos parte da forma como essas vidas influenciarão a vida presente. É necessária, pois, uma certa medida de crença da parte do leitor para aceitar por completo os significados atribuídos a essas experiências e que características lhe atribuem esses significados - até porque a forma como se atinge esse ponto de contacto com as vidas anteriores nunca é realmente explicada.
Mas, e pondo de parte a crença ou não em reencarnações e na possibilidade de aceder a vidas anteriores, há um lado particularmente envolvente neste livro e esse está na forma como a autora conta as múltiplas histórias a que terá acedido. Acreditando-se ou não em vidas passadas, mesmo considerando as histórias apenas pelos acontecimentos que narram - sem significados ou ligações para com o futuro - os pequenos momentos narrados cativam pelo impacto das situações apresentadas e isso basta para manter vivo o interesse ao longo da leitura.
Ainda que as interpretações e as ligações entre vidas sejam um aspecto bastante desenvolvido - ou não fosse este um livro sobre reencarnações - também a forma como essas explicações são apresentadas é um ponto forte, pois, não sendo apresentadas durante a regressão, mas apenas depois, permitem apreciar a história tal como ela é, deixando a necessidade de procurar (ou não) essa interpretação para depois de assimilado o relato. Também este ponto facilita a percepção das histórias, sem o peso de ter de assimilar a possível relação com outras vivências e possíveis existências posteriores.
Num contexto que exige algo de fé, mas interessante independentemente da existência dessa fé, Histórias Reais de Reencarnações constitui, portanto, uma leitura agradável, com um tema interessante e, principalmente, um conjunto cativante de histórias. Gostei de ler.

1 comentário: