quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Make Your Own Rainbow (Leonard Ryzman)

Quando nos concentramos no lado negativo das coisas, quando nos preocupamos em vez de procurarmos uma solução, perdemos a perspectiva daquilo que podemos fazer com vista a alcançar o sucesso e, mais importante ainda, a felicidade. É esta a ideia geral por detrás deste livro, no qual o autor explica as suas ideias sobre a forma de gerir as emoções com vista a um maior controlo do caminho em direcção a uma vida melhor.
O mais interessante neste livro  é que, mais que uma simples exposição das ideias, os passos a seguir e a forma como os conceitos são aplicados surgem explicados através de exemplos. Ao contar as histórias de várias pessoas conhecidas, o autor apresenta uma aplicação mais prática dos conceitos que quer introduzir, transpondo-os para comportamentos e atitudes que abriram caminho ao sucesso.
Também interessante é que, ainda que o livro seja, em grande parte, formado por um conjunto de dicas e estratégias para lidar com o negativismo, estas ideias nunca partem do princípio de uma semelhança universal. Há pontos em comum, que permitem que o autor reconheça alguns efeitos previsíveis, mas também o reconhecimento de que cada pessoa é diferente, mesmo que os problemas possam ser mais semelhantes do que à primeira vista parecem.
Quase tudo neste livro é de fácil compreensão, com as ideias e os conselhos a serem expostos de uma maneira simples e fluida. O mais difícil prende-se com a própria mensagem, já que, ainda que as ideias façam sentido e tenham a sua utilidade, não é assim tão fácil imaginar uma constante atitude positiva. Este omnipresente optimismo pode fazer sentido no contexto da mensagem, mas parece também ser algo mais fácil de dizer que de fazer. Ainda assim, considerando o todo, as ideias continuam a ter o seu interesse e a merecer uma cuidada consideração.
De fácil compreensão, com alguns conselhos sólidos e muitos bons exemplos a considerar, este é, portanto, um livro que apresenta um interessante ponto de vista sobre a forma como as emoções afectam a vida de cada um. Uma leitura interessante, em suma.

Sem comentários:

Enviar um comentário