quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Livro Imaginado (Isabel de Pina Baleiras)

Histórias de amores deixados por concretizar, contos de fadas em que o fim se aproxima do início de uma história diferente, poemas que parecem cartas de um eu que, desconhecido, facilmente se torna familiar. Um livro imaginado, em que há fragmentos que são tão reais como o quotidiano e outros tão improváveis como uma história de encantar. E em que há histórias que se completas e outras que são deixadas em aberto, mas em que, de uma ou de outra forma, há sempre um ponto comum: a própria vida.
Um dos aspectos mais cativantes deste livro é a forma como a autora conjuga um conjunto de histórias ou fragmentos de histórias mais ou menos independentes, intercalando-as com momentos de poesia ou prosa poética, para a partir delas formar uma impressão de unidade. Todas as histórias têm protagonistas diferentes, da mesma forma que nem todas as epístolas parecem associadas a uma mesma entidade. E, contudo, há no conjunto uma estranha coesão que,  realçando as semelhanças entre as várias personagens que povoam este livro, lhe confere uma maior solidez.
Também muito cativante é a escrita, bastante poética, mas directa nos momentos em que precisa de o ser. Fluída, harmoniosa, adapta-se na perfeição aos diferentes registos associados às várias personagens. Torna-se inocente quando divaga para um (quase) conto de fadas, dura quando reflecte os aspectos mais difíceis da vida real. Ajusta-se, em suma, e ao ajustar-se torna-se mais bela, pois reflecte melhor as coisas a que dá voz.
Claro que, ao resumir a poucas páginas a história de cada personagem, ficam inevitavelmente perguntas em aberto, sendo, curiosamente, nas histórias mais próximas da vida real que essa sensação de que mais haveria a dizer é mais vincada. Ainda assim, e apesar da curiosidade em saber mais sobre as vidas dessas personagens, fica também a impressão de que o essencial está lá. E de que, como partes de um todo maior, faz um certo sentido que essas histórias se cinjam aos pontos de viragem, deixando o resto à imaginação de quem as lê.
E assim, a impressão que fica é a de um livro diferente, mas em que é fácil encontrar pontos de identificação, criativo, mas assente tanto na imaginação como na realidade quotidiana e, acima de tudo, escrito com uma harmonia bela e cativante. A soma de tudo isto é, claro, uma boa leitura.

Título: Livro Imaginado
Autora: Isabel de Pina Baleiras
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário