quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Vira a Página (Rebecca Beltrán)

Desgostos de amor. Acontecem. E, de repente, a pessoa que devia ser para sempre transformou-se num ex-namorado e os sentimentos ficaram mais tristes. Como superar? A resposta - ou algumas respostas - encontram-se neste livro que, em vez de cair nos lugares comuns de muitos livros de auto-ajuda, apela à criatividade como estratégia de superação.
Parte do encanto deste livro - e independentemente de se pegar nele com vista à tal estratégia de superação ou por pura e simples curiosidade - prende-se, em primeiro lugar, com a criatividade. Criatividade nas sugestões de actividades que apresenta, na forma como conjuga imagens, desafios, citações e uns quantos laivos de humor, e no próprio aspecto do livro. Claro que este tipo de caderno criativo não é uma ideia inédita. Mas a forma como está construído, tendo em vista a tal questão do amor - ou do fim do amor - e a superação pessoal consegue ser especialmente cativante.
E se o facto de ser um livro diferente basta para cativar, há também uma mensagem subjacente nesta sequência de actividades, pensamentos e imagens que é particularmente positiva: a de que há vida para lá do fim de uma relação. É, aliás, interessante notar que até os mais pequenos pormenores  transmitem essa mensagem, fazendo-o, contudo, de forma natural. Não é como se tentasse enfiar a ideia na cabeça de quem lê - ou, bem, responde aos desafios - , mas antes criando essa percepção através da realização das várias actividades.
Resulta? Não saberia dizer. Ainda assim, para quem se encontre a lidar com esse tipo de circunstância, pode não solucionar todos os problemas nem apagar os sentimentos. Mas sem dúvida que proporciona uma boa distracção. Gostei. 

Título: Vira a Página
Autora: Rebecca Beltrán
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário