sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

O Segredo da Boticária (Sarah Penner)

Escondida nas sombras de uma ruela pouco frequentada, uma botica que foi em tempos refúgio para os males de muitas mulheres transformou-se em algo mais sombrio: uma loja de venenos. É aí que Nella Clavinger fornece substâncias mortíferas a mulheres que precisem de se livrar dos homens que lhes causaram algum tipo de dano. Mas esta forma bizarra de ajudar pode estar perto dos seus últimos dias, pois Nella tem à sua porta secreta uma cliente que irá virar o seu mundo do avesso. E as repercussões estender-se-ão até mais de duzentos anos mais tarde, com outra mulher traída a encontrar um enigmático frasquinho e a decidir investigar a história por trás de tão peculiar objeto.
Oscilando entre dois períodos diferentes, e entre a história de três mulheres muito distintas, este livro tem na naturalidade com que entrelaça os diferentes percursos e as várias personalidades uma das suas grandes forças. Nella, Eliza e Caroline não podiam ser mais diferentes, à primeira vista, mas têm muito em comum e as suas histórias completam-se. E há algo de especialmente poderoso no contraste entre inocência e experiência, hesitação e determinação, conformismo e mudança, que define as vidas destas três personagens.
Outro aspeto notável é, como seria de esperar, toda a questão dos venenos e a forma como a autora explora este elemento. Por um lado, os diferentes venenos utilizados por Nella, a forma como o segredo é mantido e o crescendo de tensão face à iminente descoberta conferem ao enredo uma poderosa aura de mistério. Por outro, há uma ambiguidade moral que torna tudo muito mais complexo, personificada na figura de Nella, criada para ajudar mulheres, traída pelo seu próprio saber e depois embrenhada em atividades mais sombrias - mas sempre com vista a uma peculiar forma de auxílio.
Quanto à parte mais recente da história, também no percurso de Caroline há muito material para reflexão e uma forte intensidade emocional, com a viagem que devia ter sido uma celebração do amor a ser o início de uma mudança radical de rumo - e de várias descobertas tão devastadoras como repletas de potencial. Este é, aliás, um dos pontos mais marcantes do ponto de vista emocional: a forma como a autora consegue fazer surgir luz das sombras e abrir novos caminhos perante o que parece o fim.
Com um enredo intenso, personagens marcantes, um cenário fascinante e muitas surpresas ao longo do caminho, trata-se, pois, de uma leitura memorável em todas as suas facetas, capaz de gerar emoções fortes e de cativar da primeira à última página. E é mesmo essa a melhor palavra para descrever esta viagem: memorável. Em tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário