quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O Beijo da Meia-Noite (Lara Adrian)

Celebrando o sucesso da sua última exposição, Gabrielle Maxwell e os amigos decidem passar algumas horas numa discoteca. Mas o que parece ser apenas uma saída inocente será o início da mudança na vida de Gabrielle, primeiro devido ao olhar intenso de um desconhecido, depois ao presenciar uma luta que cedo toma dimensões inesperadas. É que, mais que presenciar um homicídio, Gabrielle vê criaturas que não podem ser reais no mundo que conhece. Mas são. E é graças a esse momento que Lucan Thorne entra na sua vida e lhe revela as circunstâncias de uma guerra entre vampiros - e o porquê de Gabriel se sentir de parte no seu mundo.
É interessante a forma como este livro evolui de um início bastante centrado no casal protagonista e com uma forte componente de sensualidade e atracção física para um enredo bastante mais amplo, em que o mundo conhecido de Gabrielle e o estranho mundo de Lucan entram em colisão. Passada a fase inicial de uma atracção aparentemente inexplicável - e, em parte, potenciada pelo medo - a autora passa a desenvolver a forma de vida de ambos os protagonistas, não se limitando à relação entre ambos. Gabrielle tem os seus amigos e a sua profissão. Lucan tem o seu papel na Ordem, as lealdades e conflitos para com os seus guerreiros e o seu próprio demónio interior. Os contrastes entre estes dois mundos, bem como a forma como se ligam, permitem o desenvolvimento de um enredo que, tendo o romance como elemento essencial, não se fica apenas por aí. 
É certo que há bastantes aspectos que não são completamente explicados, mas isso não deixa de fazer sentido, tendo em conta tratar-se do primeiro volume de uma série. Ainda assim, e a partir do momento em que a história se abre para o mundo em redor dos dois protagonistas (desenvolvendo elementos como a guerra entre a Raça e os Renegados e revelando aspectos da história dos outros guerreiros), há bastante para descobrir no mundo criado pela autora e a narrativa cresce em intensidade, tanto a nível de acção como de momentos mais emotivos.
Com o romance como foco principal, mas desenvolvendo elementos interessantes para além dos protagonistas e desenvolvimento da relação entre eles, O Beijo da Meia-Noite é, em suma, uma leitura envolvente, com momentos muito bem conseguidos e um agradável equilíbrio entre acção e emoção. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário