Sonhos que permanecem na memória - porque são perturbadores, porque são bons ou simplesmente porque nos deixam a pensar - são uma experiência por que muitos passaram uma ou outra vez. Segundo a autora deste livro, os sonhos não são apenas imagens que surgem durante o sono, representando mensagens do subconsciente que podem ser úteis para orientar a nossa vida. Em Sonhar Com..., Lauri Quinn Loewenberg analisa diferentes tipos de sonho e aquilo que, habitualmente, representam, apresentando vários exemplos e desenvolvendo os seus significados mais comuns.
Um dos aspectos mais interessantes deste livro é, precisamente, a forma como a autora expõe as suas ideias. Com uma escrita descontraída e usando como exemplos uma série de sonhos que lhe foram apresentados, não há nada de denso ou de monótono neste livro. As explicações são simples e fazem sentido. Os tipos de sonho abordados são diversos, percorrendo um amplo espectro de possibilidades. E a forma como a autora conjuga diferentes elementos para construir uma interpretação plausível é bastante interessante.
Também de referir é que, para além dos sonhos mais comuns, há elementos mais invulgares que são referidos neste livro, destacando-se particularmente o capítulo dedicado aos pesadelos. Também usando como exemplos concretos os elementos mais comuns, a autora não esquece, ainda assim, os elementos mais rebuscados do sonho - elementos que, em vários livros deste género, são deixados por abordar.
De referir, por último, o glossário de sonhos. Funcionando mais como um apêndice para consulta, acaba por ser, ainda assim, tão interessante como os restantes capítulos do livro, já que a abordagem precisa, mas descontraída, da autora também está presente aí.
Trata-se, portanto, de uma leitura interessante, com uma abordagem cativante e bastante completa à temática dos sonhos e da sua interpretação. Para os interessados neste tema, será provavelmente uma boa leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário