quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Louca (Chloé Esposito)

Alvina Knightly está num ponto delicado da sua vida. Sem grandes objectivos e, no entanto, a levar uma vida de excessos (alcoólicos, principalmente), não se pode dizer que se encaminhe para grandes coisas. Mas tudo muda quando a sua gémea lhe pede que a vá visitar a Itália, onde leva uma vida de luxo na companhia do marido. Alvie sempre teve inveja de Beth e, tendo acabado de perder o emprego, aquela é a sua oportunidade de viver por algum tempo no luxo que sempre julgou merecer. Mas basta chegar a Taormina, na Sicília, para perceber que algo se passa. Beth quer pedir-lhe um favor - e esse favor é o princípio de grandes mudanças, pois o que devia ser uma fuga acaba com Beth morta na piscina e Alvie a assumir a sua identidade. Só que, por dentro, elas não são assim tão parecidas - e Beth também não era o anjo que parecia ser. 
Com uma protagonista que é tudo menos previsível e um enredo repleto de reviravoltas, este é um livro que tem como maior qualidade a capacidade de surpreender. E em todos os aspectos, desde o contraste entre as irmãs à sucessão de acontecimentos inesperados, passando pelas memórias do passado e as revelações que dão a tudo uma perspectiva diferente. É fácil, por isso, entrar no ritmo da história - até porque se há coisa que não lhe falta é intensidade.
Também bastante surpreendente é o facto de não haver nenhuma personagem propriamente "boa". Alvie... bem, é Alvie. Estranha, louca, com uma bússola moral nitidamente avariada. Mas até as personagens que parecem, de início, ser pessoas melhores revelam lados desconhecidos, facetas inesperadamente maquiavélicas, ao ponto de o único verdadeiramente inocente ser... enfim, um bebé. Claro que isto tem um lado negativo: não é propriamente fácil sentir empatia para com as personagens, principalmente quando a protagonista mostra um tão intenso entusiasmo face à perspectiva de mentir, roubar, matar e outras actividades moralmente censuráveis. Mas há também algo de cativante em tudo isto, pois não é todos os dias que se encontra uma história em que (quase) todos são maus, mas em que, mesmo assim, é difícil resistir à vontade de saber o que acontece a seguir. 
E, claro, chega-se ao fim com várias perguntas sem resposta, ou não fosse este apenas o primeiro volume de uma trilogia. Mas a verdade é que são tantas as reviravoltas, tantos os momentos inesperados e tantas as interligações entre diferentes tempos e diferentes personagens que, mais do que curiosidade insatisfeita, fica a vontade de saber o que se segue... e descobrir talvez se o futuro de Alvina lhe trará o que lhe é devido.
Intenso, inesperado e com uma estranhamente cativante mistura de leveza e de escuridão, trata-se, portanto, de um livro que desperta sentimentos ambíguos, mas que, com o muito que tem de diferente e a ambiguidade moral das personagens que o povoam, consegue proporcionar uma experiência de leitura intrigante e surpreendente. Há mais para descobrir, com certeza. Mas, afinal, este é apenas o início... e um início muito promissor. 

Título: Louca
Autora: Chloé Esposito
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário