sábado, 17 de fevereiro de 2018

Verão em Edenbrooke (Julianne Donaldson)

Marianne Daventry está farta da vida em Bath. Por isso, quando a irmã a convida a passar o Verão em Edenbrooke, propriedade da família de uma amiga - e do cavalheiro abastado com quem pretende casar - Marianne fica encantada. Mas o seu ideal de perfeição não tarda a complicar-se, primeiro com o ataque de um salteador durante a viagem, seguido de um misterioso resgate, e depois com a estranha relação de afecto e embaraço que começa a criar-se entre ela e o seu anfitrião. Philip é encantador, ainda que tire um prazer especial das suas tentativas de a fazer corar. Mas, com a lealdade dividida entre o coração e a irmã, e sem saber se aquilo que sente é, afinal, mais que amizade, Marianne começa a suspeitar de que o paraíso por que tanto anseia é, afinal, algo que nunca poderá ter...
Uma das primeiras coisas a surpreender neste livro - e, muito provavelmente, a sua principal força - é a forma como a autora constrói, a partir de um percurso à partida previsível, uma história cativante, divertida e surpreendente. Há algo de encantador na forma como Marianne e Philip se conhecem, na relação que se desenvolve entre eles e nos muitos momentos partilhados, momentos estes que variam entre o embaraçosamente divertido e o profundamente comovente. E tudo isto acontece com uma deliciosa naturalidade que, associada a uma inocência que não é comum neste tipo de romances - o amor nasce mais de um afecto genuíno do que de qualquer atracção, digamos, mais tórrida - , faz com que a leitura se torne absurdamente viciante. 
Claro que, sendo acima de tudo uma história de amor, a personalidade e os sentimentos dos protagonistas desempenham um papel crucial e tanto Philip como Marianne são personagens brilhantes. Philip, com a sua dedicação a ser um verdadeiro cavalheiro, contrasta com Marianne, e a sua necessidade de não ser mais do que apenas o que se espera de uma menina da sociedade. E a forma como as forças de ambos se conjugam ganha um encanto especial, não só por as suas personalidades se conjugarem tão bem, mas também porque o mundo que os rodeia parece mudar um pouco em função deles.
Mas há mais para além do romance. Há as relações familiares de Marianne, o segredo que a avó lhe confiou e que será motivo de alguns momentos intensos e os pequenos mistérios da vida de Philip que Marianne precisa de descobrir. Há as mágoas passadas, a ausência do pai, a difícil lealdade para com a irmã, as dificuldades em enquadrar-se no convencional. E, em tudo isto, há emoção, humor, intensidade, força - sem nunca perder de vista a tal inocência que é tão própria deste romance.
Com um duo brilhante como protagonistas e uma história deliciosamente encantadora, eis, pois, um romance que parte da (aparentemente) mais simples das histórias para a tornar em algo diferente, surpreendente e a que é muito difícil resistir. Leve, divertido e cheio de momentos marcantes, uma história para devorar de uma assentada... e para guardar na memória com carinho. Muito bom.

Título: Verão em Edenbrooke
Autora: Julianne Donaldson
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário