terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

The Stolen Child (Sanjida Kay)

Quando decidiram adoptar Evie, Zoe e Ollie nem sequer sabiam se ela ia sobreviver. Filha de uma toxicodependente, teve de lutar com todas as suas forças só para sobreviver na incubadora, mas conseguiu. Agora, sete anos depois, Zoe e Ollie têm o seu próprio filho, Ben, mas o seu amor por Evie não diminuiu, ainda que a vida familiar nem sempre seja perfeita. Mas a sua relativa paz é subitamente abalada quando o alegado pai biológico de Evie começa a mandar-lhe cartas. A filha foi-lhe roubada e ele quere-a de volta. E nem toda a atenção de Zoe aos seus presentes inesperados poderá impedi-lo de agir quando chegar a altura certa…
Uma das coisas mais impressionantes neste livro – que é bastante impressionante, no geral – é quão fácil é entrar na mente de Zoe, entender os seus medos e frustrações e, mesmo assim, ver os outros lados da história. A sua relação com Ollie não é perfeita, Zoe está longe de ser perfeita e as coisas mudaram com o tempo. Claro que ninguém é perfeito nesta história e é precisamente isso que a torna tão intensa. Porque, quando as grandes reviravoltas acontecem, qualquer das personagens pode ser o responsável. Todas as explicações são plausíveis.
A escrita é também bastante cativante, realçando o mistério em todas as coisas, mas também as características intrigantes e inesperadas que marcam as diferentes personagens. Zoe e Evie são as figuras mais importantes, sim, como seria de esperar. Mas as pessoas que as rodeiam? Bem, toda a gente tem segredos e as formas como esses segredos são revelados – sempre no momento em que mais importam – tornam a história muito mais intensa e surpreendente.
É principalmente um mistério, portanto – do pai biológico de uma criança que quer a filha de volta e do que acontece quando ele põe os seus planos em prática. Mas é também mais do que isso. É uma história sobre a vida familiar, e como nunca nada é tão perfeito como imaginamos. Sobre os instintos maternais e a necessidade de proteger aqueles que amamos. Sobre o que acontece na mente de uma pessoa quando a tensão e o medo são avassaladores – e como tudo, desde preconceitos a cenários assustadores e julgamentos precipitados, se torna natural quando tudo o que importa é encontrar a criança desaparecida. Há muitas questões importantes neste livro e a forma como a autora consegue abordá-las ao mesmo tempo que conta uma história cheia de mistério e de intriga e de reviravoltas inesperadas é também algo bastante impressionante.
Impressionante será então uma boa palavra para descrever este livro: uma história em que ninguém é exactamente o que parece e tudo pode mudar num piscar de olhos. Intenso, intrigante e muito viciante, uma leitura impressionante e um livro que decididamente recomendo.

Título: The Stolen Child
Autora: Sanjida Kay
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário