quarta-feira, 23 de maio de 2018

Somos os 99% (Marc Grañó e Gonzalo Fanjul)

Desigualdade. É uma palavra que parece estar em toda a parte, principalmente desde que a crise trouxe grandes mudanças e problemas sociais. Mas o que é a desigualdade? De que formas se manifesta e que consequências traz consigo? A resposta está neste livro que, através de cinco histórias muito distintas, ilustra as principais formas de desigualdade e o que se pode fazer para lidar com elas.
Uma boa boa palavra para caracterizar este livro será, inevitavelmente, pertinente, ou não fosse a desigualdade um elemento central - e um problema essencial - da sociedade. E um dos aspectos mais cativantes deste livro é que, apesar de construído de forma a ser acessível a leitores mais jovens, é igualmente pertinente e esclarecedor para leitores de todas as idades. Os exemplos simples, mas certeiros, acompanhados de explicações claras, mas nunca simplistas, põem em evidência as características essenciais desse grande monstro chamado desigualdade - e de que forma estes elementos se repercutem na vida das pessoas. O resultado é um livro claro, cativante e, acima de tudo, relevante, que pode - aliás, deve - ser lido por todo o tipo de leitores.
Além de esclarecedor, é também muito agradável de se ler, com a história dos seus protagonistas a dar vida e clareza a explicações que, de forma mais teórica, poderiam ter sido bem mais monótona. Além disso, os gráficos e ilustrações têm o condão de, além de tornarem o livro mais bonito, facilitarem em muito a visualização de alguns elementos importantes.
E é também um livro bastante completo. Não no sentido exaustivo - ou seja, não se perde em explicações e teorias económicas nem nada que se lhe pareça - , mas no sentido em que permite ficar com um retrato global bastante preciso das desigualdades sociais, sem se esquivar aos elementos mais sombrios, mas apresentando sempre também as possibilidade e soluções que se podem procurar.
Tudo somado, trata-se, pois, de um livro para despertar consciências, sejam elas mais ou menos jovens. Pertinente, cativante e muito agradável de ler, um muito bom livro para entender - e combater - as desigualdades sociais. Muito bom.

Título: Somos os 99%
Autores: Marc Grañó e Gonzalo Fanjul
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário