quarta-feira, 4 de julho de 2018

Boca de Trapo e Túpido (James Patterson e Chris Grabenstein)

Desde o jardim de infância que o Michael e o David são perseguidos pelas alcunhas maldosas de Boca de Trapo e Túpido - tudo porque o David às vezes tem algumas ideias um bocadinho parvas e o Michael gosta de inventar palavras estranhas. E o que é certo é que as alcunhas colaram, ao ponto de nem os colegas nem os professores lhes atribuírem já quaisquer qualidades. Só que, para o David e para o Michael, aquilo não tem graça nenhuma. Felizmente, a sua sorte está prestes a mudar. Alguém pegou nas suas aventuras e criou com elas um programa de televisão que os tornou famosos. Alguém que está mais perto do que eles julgam. E se, de início, isso só lhes traz mais sofrimento, as coisas mudam com a descoberta de quem é afinal o misterioso criador do programa... 
Pensado para os mais novos e seguindo o registo já habitual da escrita de James Patterson - capítulos curtos e uma escrita directa - este é um livro que cativa, em primeiro lugar, pela envolvência, mas principalmente pela forma como apresenta uma história leve e divertida sem perder de vista a seriedade do tema subjacente. Pois as alcunhas do Michael e do David são a base de muito bullying por parte de colegas e professores  e a forma como este tema domina o enredo levanta várias questões pertinentes.
É certo que a realidade é sempre bastante mais complexa do que a visão traçada nestas histórias. Mas a visão dos autores realça o essencial: a forma como um preconceito se cola à vítima, mesmo quando ninguém a conhece verdadeiramente, e a ideia mais abrangente - e, oh, tão verdadeira - de que, embora o conceito de fixe e de popular possa ser bastante estrito (principalmente na escola), a verdade é que as diferenças são importantes e diferente não significa mau nem inferior.
E, claro, o tema pode ser sério, mas a história, essa, é muito divertida. É delicioso acompanhar as aventuras e desventuras dos protagonistas, num livro onde há sempre algo de caricato a acontecer, seja no texto, seja nas ilustrações. Além disso, o David e o Michael podem não fazer parte dos miúdos fixes - mas, se virmos bem, até são bastante fixes! E se há coisas que parecem resolver-se de forma demasiado simples, é só porque os pormenores secundários (principalmente do que acontece no fim) não estão lá. Mas também não são assim tão necessários, na verdade.
De tudo isto, resulta uma história leve, divertida e invulgar, com um tema sério na base - e uma abordagem bastante precisa - e um enredo que enfatiza as questões pertinentes sem nunca perder de vista a aventura e a diversão. Cativante e surpreendente, um bom livro para leitores de todas as idades. 

Autores: James Patterson e Chris Grabenstein
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário