quinta-feira, 5 de julho de 2018

Jessica Jones: Alias - Volume 1 (Brian Michael Bendis e Michael Gaydos)

Em tempos, Jessica Jones foi uma super-heroína, mas essa vida ficou para trás. Agora, trabalha como detective privada, debruçando-se principalmente sobre casos de maridos infiéis e situações relacionadas com gente que tem super-poderes. Não é uma vida deslumbrante, mas dá para pagar as contas. Até ao dia em que, contratada para encontrar uma pessoa, Jessica acaba por descobrir a identidade secreta de um importante super-herói. Identidade essa que muitos querem que seja revelada, mesmo que isso implique deixar Jessica em apuros...
Provavelmente o aspecto mais intrigante deste livro é a forma como conjuga um enredo quase que de filme noir com o mundo repleto de super-heróis da Marvel. À primeira vista, Jessica é o ideal do detective privado: solitária, esquiva, um pouco auto-destrutiva. Mas o seu passado de super-heroína, que se mistura com um presente onde os super-heróis são autênticas celebridades, confere a toda a história um tom diferente. E o mais surpreendente de tudo é que estes mundos aparentemente tão distintos encaixam com uma naturalidade quase perfeita.
Sendo este contraste entre o mundo sombrio da investigação e o deslumbramento dos super-heróis um elemento essencial neste livro, sobressai também, naturalmente, o elemento visual. Basta um primeiro folhear para identificar o tom sombrio e ligeiramente vago que tão bem caracteriza o romance noir. O que, além de conferir a todo o livro uma muito intrigante aura de mistério, faz com que a aparição de alguns super-heróis mais conhecidos pareça surgir também a uma luz diferente. Sai, assim, reforçado o equilíbrio que emerge da história em si.
E quanto às personagens... Bem, claro que é sempre agradável encontrar uma personagem conhecida num lugar inesperado, mas o mais importante aqui é que, independentemente das relações e da presença dos outros super-heróis, a história de Jessica Jones é um todo em si mesma. E, sendo este apenas o primeiro volume - ainda que as linhas essenciais de investigação tenham aqui princípio, meio e fim - só se pode esperar para os seguintes ainda muito mais de bom.
História de mistério num mundo de super-heróis, trata-se, pois, de um livro surpreendente em todos os aspectos. Personagens marcantes, um enredo cheio de surpresas e um notável equilíbrio em que todas as facetas - intriga e acção, imagem e diálogo, mistério e descoberta - parecem surgir precisamente nas medidas certas, fazem deste primeiro volume um início mais que satisfatório e que deixa as melhores expectativas para o que vem a seguir. Recomendo.

Autores: Brian Michael Bendis e Michael Gaydos
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário