terça-feira, 17 de julho de 2018

Jessica Jones: Alias - Volume 3 (Brian Michael Bendis e Michael Gaydos)

Longe vão os tempos em que Jessica Jones era uma super-heroína... mas isso não significa que tenham deixado de lhe acontecer coisas estranhas. E, quando encontra uma desconhecida em casa, com um fato de Homem-Aranha e num estado bastante deplorável, Jessica não pode deixar de procurar respostas. Para as primeiras, bastam alguns contactos. Trata-se de Mattie Franklin, uma adolescente que assumiu o papel de Mulher-Aranha. Mas o que lhe aconteceu - e porquê - já é uma questão mais complexa. E, sem que tenha sido propriamente contratada para resolver o caso, Jessica dá por si a seguir as pistas - e a envolver-se em situações delicadas - para devolver Mattie à sua antiga vida.
Um dos aspectos mais intrigantes desta série é o facto de, mesmo ao terceiro volume, continuar a haver espaço para muitas - e impressionantes - surpresas. Chegados a este ponto, é fácil sentir que se conhece (pelo menos tão bem quanto possível) a protagonista e aquilo que a move, mas as circunstâncias e a forma como Jessica lida com elas nunca deixam de surpreender. Além disso, bastariam os elos comuns a todos os livros desta série - equilíbrio de géneros, enredo intenso, arte e texto simplesmente viciantes e personagens fortíssimas num universo vasto - para fazer deste terceiro volume uma leitura imperdível.
Mas há mais. Há sempre mais a cada novo livro. E, tal como aconteceu com o anterior, também aqui o enredo central é perfeitamente independente dos anteriores, mas há ligações que ganham outro impacto com o conhecimento prévio do que aconteceu antes. Presenças discretas, mas relevantes, como as de J. Jonah Jameson e, claro, do enigmático Matt Murdock, adquirem outro significado se soubermos a que "coisas do passado" se está Jessica a referir. E, tal como toda a base é independente, também o final é bastante conclusivo... mas há pequenas coisas. Pequenas coisas que deixam uma enorme curiosidade em descobrir o que se segue. 
Ainda uma última nota para o contraste entre a vastidão do universo em que estes livros se enquadram - ao ponto de, por vezes, ser difícil decidir por onde começar a explorar o imenso universo Marvel - e a facilidade com que se entra neste ambiente e na vida destas personagens. Sim, há figuras sobejamente conhecidas - seja de outros livros ou da televisão - que surgem apenas de forma algo secundária. Mas todo o essencial está contido nesta série. E, claro, fica a vontade de descobrir mais - sobre Jessica e sobre os outros - mas nada de fundamental fica por dizer. Para o resto, haverá outros livros. Outras histórias. E esta tem tudo aquilo de que precisa. 
Visualmente fascinante e com um enredo cheio de surpresas e de momentos notáveis, fica, mais uma vez, a impressão de uma leitura intensa e viciante, com personagens tão misteriosas quanto a imensidão do universo a que pertencem. Mais que à altura das expectativas, um livro a não perder numa série toda ela memorável. Recomendo. 

Autores: Brian Michael Bendis e Michael Gaydos
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário