quarta-feira, 25 de julho de 2018

O Tempo do Desprezo (Andrzej Sapkowski)

Enquanto bruxo, Geralt está habituado a defrontar todo o tipo de monstros e a lidar com todo o tipo de obstáculos. Mas o que tem pela frente é muito mais temível do que um simples monstro. Vivem-se tempos de mudança, com profecias a assombrar as mentes de muitos e conspirações tecidas entre reinos e congressos. A Geralt, importa proteger a jovem Ciri de um mundo que lhe parece ter reservados grandes planos - e receios. Mas, num tabuleiro de xadrez em que todas as peças estão em movimento, não basta um homem só para fazer frente ao mundo inteiro. Mesmo com a ajuda de uma poderosa (e temperamental) feiticeira.
Quarto volume de uma série relativamente longa e cheia de complexidades e intrigas, este é um livro de muitas mudanças - e também de muitas possibilidades em aberto. Pelo caminho, constroem-se conspirações, fazem-se planos que depois falham mais ou menos estrondosamente, descobrem-se poderes e possibilidades e enfrentam-se perdas e reencontros e novas perdas. E, no fim, continua tudo em aberto quanto ao futuro de Ciri e do mundo. É uma passagem, portanto, parte de um caminho que não se sabe ainda onde terminará. Mas essa é uma das qualidades deste livro: embora pouco fique resolvido de forma definitiva, tudo mudou. E é isso que torna o caminho tão cativante.
Também interessante é que, embora a série se chame The Witcher, a história está longe de se resumir a apenas Geralt. Sim, é possivelmente ele a figura mais marcante, com as suas perdas e fantasmas e escolhas mais ou menos acertadas. Mas há todo um mundo de intrigas à sua volta, com reinos e organizações em intriga constante e grandes guerras a tomar forma a cada novo desenvolvimento. O mundo é vasto e o mesmo se aplica à história. E, se esta dispersão cria, por vezes, uma sensação de maior distância, esta rapidamente se desvanece nos discretos, mas bastante certeiros, momentos de revelação pessoal.
Quanto a respostas... bem, para isso será necessário continuar a seguir a série. Mas, neste ponto do caminho, sabe-se já muito mais sobre as personagens do que antes de começar. E isso, associado ao muito que mundo e personagens têm de peculiar e fascinante, faz com que o percurso se torne cada vez mais intenso e surpreendente.
É uma fase de uma jornada maior. Mas uma fase cheia de surpresas, de momentos marcantes e de intrigas tão intrincadas quanto reveladoras. Cativante pelo percurso, surpreendente pelas mudanças operadas e, acima de tudo, memorável pelas personagens que o povoam, um belo acréscimo a uma série ainda com muito potencial para revelar. 

Autor: Andrzej Sapkowski
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário