segunda-feira, 23 de julho de 2018

Jessica Jones: Alias - Volume 4 (Brian Michael Bendis e Michael Gaydos)

Jessica Jones decidiu deixar de ser super-heroína para trabalhar como detective privada e, embora os casos recentes lhe tenham valido uma certa reputação, o porquê de uma decisão tão drástica nunca foi explicitamente explicado. Mas não há fantasma que fique enterrado para sempre e, quando um grupo de pessoas lhe pede que investigue os crimes de Killgrave, Jessica sabe que tem de enfrentar o passado de uma vez por todas. Pelo caminho, talvez descubra que não está tão só como julgava - que talvez nunca o tenha estado. E, entre medos e revelações, talvez descubra que está finalmente pronta para uma nova fase da sua vida.
Sendo este o último volume da série - ainda que nem de longe o último da história de Jessica Jones - é apenas de esperar que estejam aqui todas as revelações deixadas por fazer nos volumes anteriores. Mas este é o único factor previsível. Que há revelações é evidente. Mas quais e qual o impacto que têm? Bem, isso é toda uma sequência de surpresas. Desde os primeiros momentos de um passado distante ao confronto final com o inimigo do passado, todo o caminho de Jessica ao longo deste livro é feito de imprevisíveis. E o resultado não podia ser senão uma leitura viciante. 
Se dos volumes anteriores sobressaía o contraste entre o ambiente de história de detectives e o vasto e colorido mundo de super-heróis, aqui estes dois elementos convergem num novo equilíbrio. Das origens ao término, os super-heróis - e, na grande maioria, super-heróis famosos - têm agora uma presença dominante, pois o passado de Jessica enquanto uma deles vem finalmente à tona. E, neste aspecto, há ainda uma faceta especial a destacar: além de a história ganhar um ritmo diferente, com muito mais acção e momentos dramáticos, também a nível visual esta mudança tem repercussões. Aliás, os momentos de Safira, da Jessica Jones presente e das suas várias fases no passado têm traços bastante distintos, o que, além de tornar mais claras as linhas que separam os diferentes tempos, realça o contraste entre as diferentes facetas da própria protagonista.
E depois, claro, há a história em si e a forma como a Jessica detective e a Jessica super-heroína se manifestam finalmente no seu todo. Revelada a verdade, a protagonista surge a uma luz diferente: mais complexa, mais marcada pelo passado, mas também mais capaz de lidar com as consequências. E isto é particularmente interessante não só pelo regresso dos antigos fantasmas, mas finalmente pelas muitas possibilidades interessantes que se abrem para o futuro de Jessica Jones.
Com um enredo tão fascinante e diálogos tão surpreendentes como as personagens e o mundo em que se movem, dificilmente se poderia pedir mais a um fim de série. Intenso e cheio de surpresas, corresponde e supera todas as expectativas, deixando ainda uma irresistível vontade de saber mais sobre o futuro da fascinante e misteriosa Jessica Jones. A não perder.

Autores: Brian Michael Bendis e Michael Gaydos
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário