sexta-feira, 13 de julho de 2018

Rimas (Francesco Petrarca)

Há nomes que dispensam apresentações. E, com a sua poesia e a sua eterna e misteriosa Laura, Petrarca será, sem dúvida alguma, um deles. Primeiro, pela influência da sua obra em muitos outros poetas. Mas principalmente pela obra em si e pela forma como Laura, o mundo, os homens e a inspiração ganham vida em cada um destes poemas.
Não há propriamente nada de muito revelador para dizer quando se fala de um nome de tão grande fama como o de Francesco Petrarca. E, talvez por isso, dispensam-se as análises e as interpretações. Não é um autor que se estude na escola - ainda que o nome surja enquanto influência de alguns dos que, de facto, se aprendem - e, assim sendo, uma das primeiras coisas a destacar neste livro é, naturalmente, a introdução completa e esclarecedora, que permite conhecer melhor o contexto histórico e a vida e obra do poeta. Mas, mais do que isso, impressiona a forma como, com conhecimento prévio ou sem ele, é possível mergulhar simplesmente na poesia e apreciar o génio, a fluidez, a harmonia: a beleza, em suma.
Cada poema vale por si mesmo, até porque não há nenhum que não deixe a sua marca. Há, ainda assim, duas perspectivas mais globais a ter em conta. Primeiro, a sensação de unidade que emerge de um conjunto onde, esquiva e enigmática como é, a misteriosa Laura é o elo dominante. E depois o reconhecimento de influências futuras, pois há versos que possivelmente soarão familiares, ao recordar certas obras da poesia portuguesa.
É, naturalmente, um livro que exige o seu tempo, não só pelos muitos elementos a descobrir e assimilar, mas principalmente porque cada poema merece ser lido com a máxima atenção. Mas é, acima de tudo, uma obra admirável, que, lida ao ritmo da rima e da inspiração, cativa tanto numa leitura sequencial como num - inevitável - regresso posterior aos poemas mais marcantes. É um todo vasto e admirável - mas cada parte é também um todo. 
Há obras que, tanto pelo génio como pela influência exercida na História, se tornam simplesmente essenciais. Esta é uma delas. Um livro feito de amor e de inspiração e uma obra poética a recordar para sempre. Deveras impressionante. 

Título: Rimas
Autor: Francesco Petrarca
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário