quarta-feira, 11 de julho de 2018

Mulheres da Noite (Sara Blædel)

Quando uma mulher é encontrada degolada numa zona de reputação duvidosa, não é difícil chegar à conclusão de que, muito provavelmente, a vítima seria prostituta. Mas há algo de estranho em todo o cenário e Louise Rick cedo percebe que se trata de muito mais do que um cliente que se tornou demasiado agressivo. Afinal, há todo um submundo a operar naquela zona e a violência não é ali algo de novo. Entretanto, no que parece ser um incidente sem qualquer relação com o caso, um bebé é abandonado na igreja e encontrado pelo filho de Camilla, a melhor amiga de Louise. E também esse mistério precisa de respostas - que, tal como no outro caso, serão muito mais complexas do que, à primeira vista, seria de esperar.
Um dos primeiros aspectos que importa referir sobre este livro é que é cronologicamente anterior  a As Raparigas Esquecidas. Aqui, vemos Louise Rick num departamento diferente, com colegas diferentes e uma vida ainda bastante distinta da que nos é apresentada nos outros livros da autora. E isso é interessante não só porque permite conhecer um pouco melhor o que conduziu a protagonista ao que já conhecemos dela, mas também porque é aqui que se encontra a história de como nasceu a relação entre Louise e Jonas. 
Bastaria isto para fazer com que a leitura valesse a pena, até porque também para Camilla se verifica a mesma situação - há uma Camilla diferente da que nos é apresentada nos outros livros. Mas também esta história tem muito de fascinante, independentemente da relação com acontecimentos futuros. A começar, desde logo, pelo desenvolvimento dos dois casos, que, além de vários momentos de tensão, de uma aura de mistério irresistível e de várias descobertas impressionantes, aborda um cenário global tão perturbador quanto relevante. O mundo da prostituição, do tráfico humano, o aproveitamento dos mais vulneráveis por dinheiro - tudo isto está bem presente nesta história e, ao afectar as personagens, deixa também uma marca mais intensa no leitor.
E há um equilíbrio estranhamente delicado na forma como a autora entretece todas as facetas da sua narrativa, num enredo que é ao mesmo tempo complexo e viciante. O caso é complicado. Os meandros em que os criminosos se movem são-no ainda mais, principalmente tendo em conta o tipo de influências que conseguem conquistar. E as consequências são sempre terríveis quando se põe em causa um sistema estabelecido. A forma como a autora relaciona todos estes elementos, construindo um caso sólido e em que se obtêm todas as respostas essenciais, mas em que para nada há uma solução simples torna tudo mais marcante e realista. As mortes, as revelações, os fracassos - e o final que, longe da conclusão limpa e perfeita, é ainda mais marcante pelo facto de corresponder à complexidade real das coisas. 
Intenso, cativante e cheio de revelações, bastam as primeiras páginas para prender a curiosidade em relação a este livro. E uma vez lá dentro, é impossível sair antes do fim. Vale a pena, então, conhecer esta parte do passado de Louise Rick? Sem dúvida alguma. 

Autora: Sara Blædel
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário