sábado, 21 de julho de 2018

Sonho, Fé e Coragem (José Canita)

Vivemos num mundo em constante correria. As obrigações profissionais, os problemas pessoais e o ritmo acelerado do mundo fazem com que, muitas vezes, falte o tempo para pensarmos no nosso próprio bem-estar. E é esse bem-estar a missão do autor deste livro, resultado de um projecto envolvendo palestras em diferentes pontos do país e uma experiência que é, acima de tudo, algo de pessoal e intransmissível.
Uma das primeiras impressões a emergir desta leitura é a de que, provavelmente, terá um maior impacto para quem tiver lido o livro anterior ou então assistido a alguma dessas palestras. Porquê? Porque os temas são bastante vastos e, apesar disso, cada uma das 75 "inspirações" deste livro não ocupa mais de três páginas. Fica, por isso, a impressão de se ter apenas um vislumbre de algo que possivelmente terá sido mais desenvolvido noutros meios. E, abrangendo questões tão vastas e complexas como os principais problemas de saúde, as relações interpessoais e o próprio bem-estar interior, é inevitável a sensação de que qualquer um destes textos poderia ter sido bastante mais aprofundado.
Olhando para a perspectiva global, é fácil reconhecer uma mensagem positiva: de força para enfrentar os obstáculos, de coragem para lutar pelos sonhos e de cuidado pessoal, para uma melhor qualidade de vida. E bastaria esta mensagem enquanto chamada de atenção para tornar válida esta leitura. Ainda assim, há aspectos que deixam sentimentos ambíguos: desde logo, a já referida brevidade faz com que tudo pareça demasiado "fácil", já que, muitas vezes, o texto se cinge a algumas informações essenciais sobre o tema e um breve reforço positivo. Além disso, vários textos vivem da experiência pessoal do autor na realização do seu percurso, o que acaba por criar uma certa distância face a outras experiências e decisões. É difícil ignorar, nalguns casos, uma certa impressão de julgamento, ainda que a mensagem global seja mais ampla e mais aberta do que esses casos particulares.
Há, ainda assim, algo de muito bom a retirar desta leitura: o exemplo de determinação que moveu o autor a realizar o seu percurso. Além, é claro, da curiosidade em ver mais desenvolvimentos sobre os temas aqui abordados. Pois haverá certamente muito mais a dizer e muitas mais experiências a partilhar - em livro ou nas já referidas palestras.
Fica, pois, a impressão de uma leitura que peca um pouco pela brevidade excessiva com que aborda as várias questões. Mas também de um livro com uma mensagem positiva, alguns exemplos notáveis e um percurso pessoal que, ainda que apenas vislumbrado, denota já algo de admirável. Haveria mais a dizer? Sem dúvida alguma. Mas o que diz tem muito de interessante.

Autor: José Canita
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário