sábado, 28 de julho de 2018

Os Dias do Amor

Em todos os tempos e para inúmeras vozes, o amor foi tema e fonte de inspiração. Poesia em si mesmo, inspirou - e continua a inspirar - incontáveis poetas e infindáveis poemas. Poemas como os que compõem esta extensa antologia, que, abrangendo diferentes nomes, épocas e nacionalidades, apresenta um poema de amor para cada dia do ano. Para amar sempre, todos os dias.
Seria, talvez, de pensar que, numa antologia com mais de quatrocentas páginas, mas em que todos os poemas têm um tema comum, a leitura pudesse vir a tornar-se repetitiva. Não é o caso. Quer se decida ler o livro de ponta a ponta ou procurar - ou regressar - a um poema específico, é tal a diversidade de vozes e de perspectivas que nunca cansa ler tanto sobre o amor. Até porque cada olhar vê um amor diferente, traçado em cenários e emoções distintas. E isso faz de cada texto uma nova revelação.
Claro que, como em tudo, há preferências distintas, e também aqui a diversidade é uma força. Das  diferentes origens, épocas e vozes pessoais, resulta não só uma multiplicidade de perspectivas e sentimentos, mas também uma diversidade estrutural. Rima ou ausência dela, uma métrica meticulosamente calculada ou a liberdade de um ritmo totalmente livre, a estrutura clássica do soneto ou uma forma completamente indefinida. Para tudo isto há espaço e tudo faz sentido, pois, tal como o amor que serve de tema a esta antologia, também a poesia é vasta e cheia de possibilidades.
Não sendo embora o mais importante, importa ainda destacar a organização do livro, até por ser o tipo de livro a que dará certamente vontade de regressar mais tarde. Ao dispor os poemas por ordem cronológica, facilita-se uma procura futura por um poema específico. E mais, cria-se também uma certa imagem da evolução dos conceitos de amor - e das estruturas poéticas - ao longo do tempo, o que, além de reforçar a coesão do todo, acrescenta ainda uma nova camada de significado a esta antologia.
Para ler da primeira à última página, consecutivamente. E depois regressar aos lugares mais marcantes. É esta a impressão que fica desta longa, mas fascinante, antologia, onde o amor reina em todas as suas formas - e a poesia é vasta, ilimitada. 

Título: Os Dias do Amor
Autora: Inês Ramos (organização)
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário