quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Davy Crockett (Enid Lamonte Meadowcroft)

Da criança rebelde ao importante legislador, este livro conta a história da vida de Davy Crockett. Passando brevemente pelos principais marcos da sua vida, esta história mostra o crescimento de um homem, não só em idade, mas em carisma e em princípios. A criança desobediente, que se esquecia do trabalho para ir caçar, acabará por se tornar num homem nobre, incapaz de tolerar em silêncio qualquer tentativa de perpetuar a justiça. E essa a linha base desta história, desde os primeiros anos do jovem rebelde até à morte de um grande defensor do seu país.
Começando pelos pontos positivos, é impossível evitar uma certa admiração pelo percurso de Davy, desde a sua relação por vezes conflituosa com a família à necessária luta pelo que considerava correcto. É esta personalidade forte que dá intensidade à totalidade deste pequeno livro. Em contrapartida, a grandeza da sua história acaba por deixar também a sensação de que falta contexto e desenvolvimento. Tudo é contado de forma resumida, sem grandes explicações e, mesmo nos momentos mais emocionantes, a brevidade acaba por retirar força aos acontecimentos, impedindo a criação de um laço de genuíno interesse pelo protagonista.
Agradável e de leitura rápida, este é um livro que peca essencialmente pela brevidade, resultando numa história que, apesar de interessante, deixa a sensação de muito ficar por dizer. E é pena, porque é uma história de vastíssimo potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário