sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O Homem Pintado (Peter V. Brett)

Os demónios existem. E, quando a noite cai, erguem-se em força contra os humanos, cuja única protecção conhecida são os símbolos que permitem a formação de uma barreira que os demónios não conseguem ultrapassar. Mas diz a lenda que, em tempos, existiram símbolos capazes de ferir os demónios e é possível que os segredos do passado que repousa, intacto, à espera de um novo libertador, se escondam em ruínas que poucos conseguiram alcançar.
Envolvente, misterioso, com um ambiente algo obscuro, mas que não se torna demasiado central no enredo, este é um livro que cativa desde as primeiras páginas. Ao apresentar a história dos três protagonistas desde um ponto bastante precoce das suas vidas, o autor permite acompanhar as fases mais marcantes do seu crescimento e o facto é que nenhum deles tem uma história simples e é isso, em grande parte, que desperta desde cedo a simpatia do leitor.
Arlen sonha com o dia em que se tornará Mensageiro, mas o peso da vida adulta cai sobre os seus ombros com demasiada brusquidão, ao descobrir que o pai é um cobarde e que, se permanecer com ele, ficará para sempre preso à mesma forma de vida. Leesha descobre o seu caminho como aprendiz de Herbanária ao compreender que o seu prometido não tem quase nenhum do valor que lhe atribuía e que a sua mãe não pensa senão em ver os filhos dela. Rojer perde todos os que ama quase no início da sua vida, quando um ataque de demónios arruína o lugar onde vive. E, apesar de cada uma das suas tragédias, todos eles continuarão a viver e descobrirão que as suas forças podem representar um importante passo na guerra contra os demónios, numa luta intensa e muito pessoal pelos sonhos de cada um deles, um esforço que dá origem a mudanças impressionantes, momentos surpreendentes e cenas verdadeiramente comoventes.
A três protagonistas por si só intensamente cativantes aliam-se outras personagens muito fortes e que, ainda que apenas parte do seu potencial seja revelado neste livro, despertam já muita curiosidade. E isto, aliado a um mundo bastante interessante pela totalidade das suas lendas e costumes, com as suas divergências entre os diferentes locais, e a toda a caracterização criada em volta dos demónios (os diferentes tipos, o que os afasta, o que os pode ferir...) tem como resultado uma leitura intrigante, com um ambiente complexo, mas envolvente e que mantém constante a curiosidade de saber mais e mais.
Um início muitíssimo interessante para uma série que promete surpreender nos volumes que se seguirão, com personagens fascinantes e momentos que permanecem na memória. Recomendo.

1 comentário:

  1. Grande livro, narrado sem peneiras e que trás o género pós-apocalíptico para um contexto diferente do habitual.

    http://cronicasobscuras.blogspot.com/

    ResponderEliminar