domingo, 27 de setembro de 2015

Cidades Fantásticas (Steve McDonald)

Arte-terapia e livros de colorir para adultos. Dois conceitos que não me eram estranhos, mas que nunca me tinha sentido tentada a experimentar. Porquê? Digamos que o meu jeito para a pintura, o desenho e semelhantes artes visuais nunca foi propriamente abundante. Na verdade, as aulas de Educação Visual eram, em muitos aspectos, a matéria de que eram feitos os meus pesadelos. Ora, tendo isto em conta, a ideia de levar um lápis a um livro, tendo em conta o - nenhum - talento que eu tenho para as artes visuais, parecia-me algo como um sacrilégio.
Mas tudo mudou quando este livro me apareceu na caixa do correio.


E por "mudou" não quero dizer que tenha deixado de sentir as tais apreensões relativamente ao meu jeito para a pintura. Principalmente depois de abrir o livro e ver imagens como esta:


As fotos não têm lá grande qualidade, mas dá para ter uma ideia da quantidade de detalhes que as imagens têm, não dá? Ora, isto não é propriamente um ponto de partida fácil. Mas como nem todos os desenhos são assim tão complexos, e porque, apesar das dificuldades, me pareceu uma ideia deliciosa, decidi deitar mãos ao trabalho. E, para não dar logo em catástrofe, comecei pela página de título. Que ficou assim:


Foi mais ou menos por esta altura que descobri o encanto deste género de livro. Para começar, e pelo menos neste livro em particular, as imagens são lindas e não é preciso ter grande jeito - acreditem, eu sei! - para conseguir um resultado bonito. Além disso, há algo de estranhamente cativante em mergulhar neste tipo de tarefa - escolher cores, explorar a imagem, esquecer o mundo e simplesmente colorir.


De momento, continuo embrenhada neste novo vício. Por isso, deixo-vos com mais algumas fotos - não muito boas - das páginas que comecei. E com esta sugestão - para quem gosta deste género de livro ou para quem está a pensar experimentar - de um livro muito bonito e em que cada imagem é um desafio.



Título: Cidades Fantásticas
Autor: Steve McDonald
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário