quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Pares Difíceis da Língua Portuguesa (Sandra Duarte Tavares e Sara de Almeida Leite)

É habitual dizer-se que a língua portuguesa é muito traiçoeira e isso torna-se particularmente evidente na abundância de palavras que, por serem semelhantes na pronúncia ou na grafia, podem gerar alguma confusão. E é para acabar com este tipo de confusões que surge este livro, que, de forma organizada e com explicações claras e sucintas, diferencia estes pares de palavras que muitas vezes se confundem. Um guia que, acessível e esclarecedor, pode, sem dúvida alguma, ser de grande utilidade.
Uma das grandes forças deste livro é o facto de ser acessível, isto é, de fácil compreensão, mas não simplista. As autoras apresentam a sua lista de palavras de forma simples e organizada, apresentando para cada uma delas uma explicação breve, mas clara, e diferenciando, quando necessário, os motivos de confusão. Além disso - e porque nunca nada é assim tão simples - referem-se os vários sentidos associados às palavras e as que, não o parecendo, têm significados semelhantes. Tudo isto de forma breve, mas clara, e sempre com exemplos que facilitam a compreensão.
Além disso, com a lista de pares de palavras organizada por ordem alfabética, torna-se mais fácil a consulta de um termo específico. Aliás, este é outro ponto forte neste livro: o facto de ser bastante acessível para quem o quiser ler de ponta a ponta, mas também de fácil consulta para quando se procura a resposta a uma dúvida específica. É neste aspecto, aliás, que a organização ganha especial importância, pois é fácil localizar aquilo que se procura e, desta forma, encontrar uma resposta rápida e esclarecedora.
A impressão que fica é, por isso, a de mais um guia útil e esclarecedor. Útil para tirar dúvidas sobre o significado e a forma como se escrevem determinadas palavras, e esclarecedor na forma como apresenta explicações claras e fáceis de assimilar. Um bom livro para se ter à mão, em suma. Recomendo.

Título: Pares Difíceis da Língua Portuguesa
Autoras: Sandra Duarte Tavares e Sara de Almeida Leite
Origem: Recebido para crítica

1 comentário:

  1. Não conhecia este livro mas é bastante interessante e útil! Vou colocar na minha lista para o adquirir quando tiver oportunidade.
    Bjs

    ResponderEliminar