sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Raven - Noites de Florença (Sylvain Reynard)

Raven Wood trabalha como restauradora de arte na célebre galeria Uffizi. Apesar do seu passado conturbado e das marcas que ficaram, julga ter conseguido encontrar em Florença a felicidade que tanto procurou. Mas basta uma noite e tudo muda. Ao tentar defender um sem-abrigo, Raven é atacada por três homens. Depois disso, só se lembra de acordar na sua cama, vários dias depois, com uma camisa de noite que não é sua e sem qualquer explicação para o que aconteceu. E, ao voltar ao trabalho, descobre que as ilustrações emprestadas à galeria pelos Emerson foram roubadas. E que ela é a principal suspeita...
O primeiro aspecto a cativar neste livro é que, tendo em comum com a trilogia Gabriel tanto o cenário como algumas personagens, expande o seu mundo para toda uma nova dimensão. Há neste livro um claro domínio do sobrenatural, com um protagonista que não só não é humano, como desempenha um papel de destaque no mundo sobrenatural. E, apesar disso, Gabriel, Julia e alguns outros aparecem de passagem nesta história sem que nada pareça estranho ou rebuscado. Tudo se equilibra, em suma, como que apresentando dois mundos que se movem em paralelo, mas com o ocasional ponto de contacto a surgir como excepção.
Também cativante -  como seria de esperar, aliás, tendo em conta os outros livros do autor - é a forma como, a uma história que se centra, em grande medida, no romance entre os protagonistas, é acrescentada toda uma base de contexto que torna a história mais completa. Neste caso, isto não se aplica só aos misteriosos e marcantes passados de William e Raven, mas à própria base que define a sociedade sobrenatural que é aqui apresentada. As regras, os segredos, as inimizades de longa data e até mesmo a intriga secreta que decorre em simultâneo com a história do casal contribuem em muito para tornar a história muito mais vasta e interessante. Além de lhe acrescentarem intensidade, pois, ao perigo representado pela própria natureza de William, acresce a ameaça representada pela possível colisão entre estas forças.
Depois, há a construção das personagens. Passados atormentados, demónios interiores e dúvidas pessoais ganham uma nova dimensão quando postas perante as verdadeiras situações de vida ou morte. Ainda assim, são também estas dúvidas e demónios que definem as personagens, tornando-as complexas e humanas, e desta forma despertando uma maior empatia. Para isso contribui também a própria escrita, que, sempre fluída e cativante, confere aos pensamentos e vivências das personagens uma voz clara e marcante.
Eis, pois, um novo mundo - com figuras já conhecidas. Um mundo que, feito de mistério e de emoção, abre caminho a uma viagem onde a intriga se conjuga com o romance para dar forma a uma história de vasto potencial. Intenso e envolvente, um livro que corresponde inteiramente às expectativas. E que as eleva para o que se poderá seguir.

Título: Raven - Noites de Florença
Autor: Sylvain Reynard
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário