sábado, 19 de setembro de 2015

Deuses de Dois Mundos - O Livro do Silêncio (P J Pereira)

Quando um ambicioso jornalista recebe uma carta anónima a informá-lo de um envenenamento prestes a acontecer nos iogurtes de uma fábrica de lacticínios, este sabe que pode muito bem ter o artigo da sua vida nas mãos. Mas está longe de imaginar que, ao mesmo tempo, há uma outra faceta do mundo que está prestes a ser-lhe revelada. Newton foi forjado com um destino invulgar - e esse destino acaba de lhe bater à porta. Entretanto, noutro tempo de outro mundo, um adivinho recebe também a missão da sua vida: libertar os odus antes que o seu silêncio se torne permanente, mudando para sempre a história do mundo tal como a conhecem. À primeira vista, pouco há de comum entre estas duas histórias - excepto, é claro, a presença do divino. Mas, no que diz respeito aos meandros do destino, é bem possível que esteja tudo ligado...
Dividido entre duas histórias que, excepto na relação com o sobrenatural, não parecem ter, à partida, grandes pontos em comum, este é um livro que cativa, em primeiro lugar, pela aura de mistério com que envolve o leitor. Não há grandes explicações prévias, nem sequer uma base de contextualização. Bastam as primeiras páginas para entrar directamente no foco da história, ainda que este foco seja, à partida, desconhecido. E é isto, aliás, que chama a atenção, já que o que nos é apresentado é a história das personagens, mas os motivos, os porquês do que está acontecer, mantêm-se ocultos durante muito tempo. E assim, a sensação de estranheza desperta a vontade de saber mais - e de continuar a ler.
De todo este mistério surge também uma outra curiosidade - a de conhecer a relação entre as duas facetas da história. Para isso, há um longo caminho a percorrer e a forma como o autor o constrói, dando respostas que fazem surgir novas perguntas - alimenta também a curiosidade. Além disso, há para cada nova revelação momentos de grande intensidade que, além de tornar mais humano um conjunto de personagens que, face ao desenvolvimento dos acontecimentos, passa, muitas vezes, para segundo plano, abre caminho a novas potencialidades. 
Tudo isto é narrado de forma simples e directa, mas com uma fluidez cativante, enfatizando o essencial e deixando o resto à imaginação do leitor. Claro que ficam muitas perguntas sem resposta. Aliás, tudo ou quase tudo fica em suspenso no final. Mas, sendo este o primeiro volume de trilogia, esta conclusão aberta contribui também para despertar a curiosidade para o que se seguirá. E depois de tudo - de tantos mistérios e surpresas - a vontade de saber o resto da história é muita.
Intrigante e surpreendente, este é, pois, um livro que, vivendo em grande medida do mistério, mas também da forma como o sobrenatural acaba por funcionar como um reflexo do mundo, apresenta um interessante ponto de partida para uma história de vasto potencial. Um bom início, portanto, e uma boa leitura.

Título: Deuses de Dois Mundos - O Livro do Silêncio
Autor: P J Pereira
Origem: Recebido para crítica

1 comentário:

  1. O livro é bom mesmi vale a pena! Otima dica Carla!! O mais legal é como o autor cinsegue apresentar esse outro tempo outro mundo... a cultura dos orixas

    ResponderEliminar