sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

A Magia do Silêncio (Kankyo Tannier)

Vivemos num mundo em que o ruído domina. A correria do quotidiano, as exigências do mundo digital e uma vida onde não parece haver tempo para nada fazem com que pareça difícil encontrar tempo para parar e apreciar o silêncio. E, no entanto, o silêncio pode ser libertador e não é preciso levar uma vida de eremita para desfrutar dos seus benefícios. É isso que a autora deste livro nos propõe: uma vida que leve em atenção a necessidade de silêncio, sem por isso renunciar a nada de verdadeiramente importante. Um silêncio que é muito mais do que simplesmente ficar calado - é uma forma de descoberta interior.
Complementando um olhar diferente sobre o mundo com uma série de exercícios práticos de fácil execução, este é um livro que, mais do que um guia estrito, é uma mistura entre conselhos e experiência pessoal. A autora fala da sua vida enquanto monja, mas sem nunca perder de vista o ritmo apressado do mundo moderno, e a sua perspectiva de alguém que encontrou uma forma de tranquilidade, mas sem se desligar totalmente desse mundo, abre uma perspectiva interessante, pois desfaz a ideia de que, para uma vida de silêncio e de meditação, é preciso deixar o mundo para trás.
É também um livro bastante completo, pese embora a relativa brevidade. Completo no sentido em que analisa as diferentes vertentes em que o silêncio pode ser benéfico, ao mesmo tempo que se debruça sobre as várias facetas da vida quotidiana e de que forma podem ser melhoradas. Claro que há uma grande componente espiritual e, nalguns aspectos, uma perspectiva de vida bastante vincada. Mas o mais interessante neste aspecto é que é possível retirar boas ideias deste livro, independentemente da perspectiva global. Podemos ou não concordar com tudo - e aprender algo de relevante, seja qual for o caso. 
Sendo, naturalmente, o conteúdo o mais importante, também a escrita contribui em muito para cativar para a leitura - e para reter as ideias principais. A autora escreve num registo leve, descontraído, divertido, até, por vezes, realçando os pontos que considera serem mais importantes, mas sem nunca tornar as coisas demasiado sérias. Também isto contribui para o tal desfazer do mito, pois a tendência para imaginar a vida dos monges como de um ascetismo austero e isolado do mundo é aqui amplamente revertida. Além disso, este registo mais leve e com muitas referências a elementos do quotidiano reforça também a impressão de que é possível aproveitar os benefícios do silêncio sem que isso implique um afastamento do mundo tal como ele é.
Interessante, pertinente e muito agradável de ler, trata-se, pois, de um bom ponto de partida para olhar o mundo e os seus ruídos de uma forma diferente. Um livro de onde é possível retirar muito ou pouco, consoante o potencial de ajustamento da vida de quem o lê, mas que tem, sem dúvida alguma, bastante de relevante para ensinar. Vale a pena lê-lo, portanto.

Título: A Magia do Silêncio
Autora: Kankyo Tannier
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário