sábado, 24 de fevereiro de 2018

Potter's Field - O Cemitério dos Esquecidos (Mark Waid e Paul Azaceta)

Na ilha de Hart, há um cemitério onde vão parar os que morreram sem nome nem forma de serem identificados. Mas há quem não se conforme com esse duro facto. Quem é ele realmente, ninguém parece saber, mas responde pelo nome de John Doe e, sob a capa do anonimato, recrutou um grupo de colaboradores para o ajudarem a identificar os mortos daquele vasto cemitério. Só a questão nunca é tão simples como parece e muitos dos mortos foram vítimas de algum tipo de violência. E há quem não queira que essa verdade seja descoberta - principalmente por alguém com métodos tão pouco ortodoxos como os de John Doe.
Com um ambiente sombrio que transparece tanto da imagem como dos próprios diálogos e uma história que é toda ela feita de mistérios, a primeira coisa a cativar neste livro é, inevitavelmente, a sensação quase imediata de se estar a entrar num romance policial. Tudo é mistério: os casos anónimos, a forma de actuar do protagonista, as relações e segredos que, nunca sendo propriamente desvendados, parecem ser a força motriz por trás de tudo o que acontece. E, sendo certo que, no fim, ficam inúmeras perguntas sem resposta, como se houvesse toda uma continuidade possível, também o é que esta ambiguidade de motivos se adequa na perfeição ao ambiente de mistério que define todo o livro. 
Para esta aura intrigante contribui também o delicado e fascinante equilíbrio entre a imagem e os diálogos. Os tons escuros ajustam-se ao teor sombrio da missão de John Doe - e à sua própria natureza enigmática. Além disso, acção e diálogo atingem também um muito bom equilíbrio, deixando que os actos falem por si, quando necessário, mas revelando (também conforme a necessidade) as vulnerabilidades humanas que tornam tudo mais intenso.
Também não falta acção neste percurso, ou não fossem todas as personagens algo perigosas. E isso, associado à omnipresente aura de mistério e à sensação de haver um lado humano e falível por trás de todos os enigmas, confere à leitura uma intensidade deliciosa que culmina na tal sensação de querer saber muito mais, mas também na impressão de um final adequado. 
Somadas as partes, fica a imagem de uma leitura intensa, intrigante e muito, muito misteriosa. Vale a pena, pois, conhecer John Doe e os seus associados. Vale muito a pena. 

Título: Potter's Field - O Cemitério dos Esquecidos
Autores: Mark Waid e Paul Azaceta
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário