quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Pensa Lá Bem (Anna Vivarelli e Pedro Aires Pinto)

É bem possível que a primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos em filosofia sejam nomes, mais especificamente os nomes dos filósofos. Sócrates, Platão, Aristóteles... Mas, se pensarmos bem no que é realmente a filosofia, se olharmos para lá das mentes que a moldaram e nos centramos nas ideias, então o que surge é infinitamente mais vasto... mas, ao mesmo tempo, bastante mais simples de ponderar. Porque quais são, afinal, as grandes questões da filosofia, senão as da vida, da morte, do conhecimento e do comportamento? E é precisamente sobre estas questões que este pequeno livro se debruça.
Pensado, tal como a capa indica, para mentes jovens, este é um livro que, mais do que uma exposição exaustiva de correntes ou de ideais filosóficos, pretende traçar uma visão geral dos seus aspectos mais importantes. E fá-lo bem: cativante, simples e sucinto, consegue resumir ao essencial um mundo bastante mais vasto, sem com isso se tornar demasiadamente simplista ou redutor. Além disso, ao explorar de forma organizada os vários grandes temas (e personalidades, claro) da filosofia, consegue traçar uma linha mais clara do que é, afinal, também uma evolução do conhecimento ao longo dos tempos.
É também um bom ponto de partida para despertar a vontade de saber mais, pois, se a informação básica está bem desenvolvida neste livro, a verdade é que o mundo da filosofia é muitíssimo mais amplo. Mas, claro, é preciso começar por algum lado e também aqui a organização do livro é importante, pois, ao associar nomes aos temas, consegue, além de apresentar uma visão clara das bases e de alimentar a vontade de aprofundar conhecimentos, apontar a direcção certa aos leitores que tiverem curiosidade em saber mais.
E depois do conteúdo, a forma. É um livro que simplifica conteúdos e também a escrita se ajusta a essa simplicidade, proporcionando uma leitura agradável e de fácil compreensão. Além disso, as ilustrações acrescentam ao texto um também agradável toque de descontracção, reforçando ainda um pouco mais o muito que o conteúdo - e a forma como é exposto - têm de cativante.
Filosofia para jovens mentes - é essa a base essencial deste livro. E, com o seu registo descontraído e a simplicidade de um texto que se concentra no essencial sem perder de vista o muito mais que há para descobrir, a impressão que fica não pode ser senão esta: a de um belo ponto de partida para descobrir o amor pela sabedoria. 

Título: Pensa Lá Bem
Autores: Anna Vivarelli e Pedro Aires Pinto
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário