quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Há um Monstro no teu Livro (Tom Fletcher)

Há um monstro neste livro! E é preciso expulsá-lo... ou será que não? Seja como for, o monstro está bem onde está e não quer sair, a não ser que insistam com ele. Mas e depois? Para onde vai o monstro? E o que fazer a seguir? A resposta está nestas muito breves e encantadoras páginas.
Não são precisas muitas palavras para descrever este livro. Na verdade, basta uma: adorável. E adorável, em primeiro lugar, pelo aspecto, já que o habitante principal deste livro tem um ar muito pouco... monstruoso, mas também pela forma como esta pequena história é construída. O monstro é giro, diga-se de passagem. Mas, mais do que isso, as aventuras necessárias para... bem, lidar com a presença dele no livro... também têm todo o potencial para resultar em algo de encantador.
Porquê? Ah, claro. Porque o livro é todo ele uma curiosa actividade. Aliás, se, como eu, já deixaram a infância para trás há uns tempos, imaginem-se a ler esta história com uma criança (ou a lê-la em criança) e a fazer o que o livro sugere. Voltas, sacudidelas, gestos, palavras... imaginem-se a interagir com o livro. Porque é isto que o torna diferente e é esta diferença que é encantadora: basta um voltar de páginas e meia dúzia de indicações e o livro torna-se uma base de interacção com o seu... mais uma vez... curioso habitante. 
E há ainda um outro aspecto. Bem, o monstro é um monstro, não é? E ter medo dos monstros é natural na infância. Mas conhecer e interagir com a pequena e fofa criatura que vive nas páginas deste livro acaba também por contribuir para esbater um pouco esses receios. Afinal, e embora digam que os monstros não existem, acreditar nisso pode não ser tão fácil como parece. Mas descobrir um monstro inofensivo e divertido... bem, isso já é mais interessante. 
No fim, fica-se com um sorriso nos lábios, seja ao recordar a infância ou a imaginar esta história contada a um pequeno leitor. E a impressão de um livro que é tão encantador pelo conteúdo como pela forma peculiar que lhe dá vida. Muito bom. 

Título: Há Um Monstro no teu Livro
Autor: Tom Fletcher
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário