segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Carry On - A História de Simon Snow (Rainbow Rowell)

Simon Snow é o pior Escolhido de todos os tempos. Além de não conseguir controlar a sua magia, apesar de ser, alegadamente, o mago mais poderoso de sempre, a sua vida pessoal também não está propriamente mais controlada. O Mago, o seu mentor, não parece muito interessado em falar com ele. A namorada... bem, a última vez que a viu estava de mãos dadas com o seu inimigo. E quanto a esse inimigo, parece ter desaparecido misteriosamente e Simon não consegue parar de pensar nisso. Simon precisa de respostas, mas o Mundo dos Mágicos é um turbilhão de intrigas. E, quando recebe a visita do fantasma da mãe de Baz, as coisas tornam-se ainda mais complicadas: pois esta deixou-lhe uma mensagem para o filho e essa mensagem traz consigo uma missão.
Quem leu o livro Fangirl já conhece Simon Snow, personagem predilecta e fonte de inspiração da protagonista. Mas, se já havia muito de Simon em Fangirl, este livro vem responder à muita curiosidade que ficou sobre a sua história, abrindo as portas de Watford e de todas as intrigas do Mundo dos Mágicos ao mesmo tempo que tece finalmente uma conclusão para a já conhecida história de Simon e Baz. Ora, esta ligação entre os dois livros torna a história menos imprevisível, é verdade, pois há certas reviravoltas que são muito fáceis de antecipar. Mas a verdade é que há tanto de cativante nesta aventura que saber o que se segue (mas não como) nada retira à evolvência do enredo.
O grande ponto forte da história vem, na verdade, disso mesmo. É incrivelmente fácil entrar neste mundo já conhecido, reconhecer as personagens e depois ficá-las a conhecer melhor. E, assim, é também fácil criar empatia e proximidade, principalmente porque a história começa quando o Mundo dos Mágicos está já numa situação bastante delicada e, por isso, há sempre algo a acontecer ou algo que é preciso planear. Além disso, a forma como a autora desenvolve as personagens, salientando-lhes tanto as forças como as vulnerabilidades, torna tudo bastante mais intenso, e há alguns momentos verdadeiramente marcantes.
Em Fangirl, a história de Simon Snow tem oito livros - e este é só um. Por isso, fica a sensação de que mais haveria para explorar, principalmente na fase final, em que há revelações que são feitas ao leitor, mas não às personagens, deixando possíveis confrontos por desenvolver. Ainda assim, e apesar desta sensação de que mais haveria para contar, fica também a impressão de um final adequado - em que os problemas do passado se resolvem e o futuro está logo ali à espera. Faz sentido, num mundo tão amplo, mas do qual só vemos uma parte, que assim seja. E quanto a Simon e Baz... bem, não se podia pedir um melhor fim.
Intenso, cativante e repleto de momentos emotivos, trata-se, portanto, do livro ideal para quem se deixou cativar por Simon e companhia durante a leitura de Fangirl. E de uma bela leitura para todos os que gostam de fantasia e de histórias de amor. 

Autora: Rainbow Rowell
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário