sábado, 8 de dezembro de 2018

História de Portugal: Perguntas e Respostas (Luís Mendonça)

Desde a alegada descendência dos lusitanos aos motivos para a adesão à moeda única, passando por invasões, revoluções, guerras e tratados, sem esquecer, claro, os hábitos e mentalidades dos diferentes períodos históricos: de tudo isto é feito este livro que, através de um conjunto de perguntas que englobam toda a história de Portugal, desmistifica algumas ideias, ao mesmo tempo que apresenta uma explicação sucinta, mas bastante clara, de vários pontos essenciais. São setenta perguntas ao todo. E, nas respostas, há muito para descobrir.
Um dos aspectos mais interessantes deste livro é a forma como consegue abranger uma história tão vasta e, embora não a analisando de forma exaustiva, não deixar de fora nenhum elemento essencial. É verdade que há grandes acontecimentos aos quais não é dedicada uma pergunta específica. Mas estão tão presentes no contexto de algumas das outras perguntas que a informação relevante acaba por estar lá de qualquer forma, sendo assimilada também da mesma forma.
Setenta perguntas, muitos séculos de história e menos de trezentas páginas implicam, naturalmente, que não será uma abordagem detalhada a todas estas questões. Também não parece ser esse o objectivo: para isso, há livros mais concentrados num único destes temas, o que lhes permite uma abordagem mais completa. Ainda assim, é interessante notar que, apesar da brevidade, a sensação que fica é a de ter lido um texto bastante completo, não só por toda a informação essencial estar presente, mas também, talvez, pelo registo algo grave que parece definir a escrita.
É, pois, um livro mais denso do que o habitual neste género de livros dedicados a explorar sucintamente múltiplos episódios históricos. E, sendo por isso uma leitura mais pausada, não perde, ainda assim, nenhuma da sua capacidade de cativar. Até porque o conhecimento transmitido é muito e, apesar da relativa brevidade das respostas, há muita informação interessante para descobrir ao longo desta leitura.
Tudo se conjuga, então, numa impressão bastante positiva: a de um livro que demora o seu tempo, mas que apresenta muita informação relevante sobre a história de Portugal - não só no que respeita aos grandes acontecimentos, mas também aos hábitos e mentalidades. Interessante e cativante, uma boa leitura, em suma.

Autor: Luís Mendonça
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário