sábado, 22 de dezembro de 2018

Vampiros Emocionais (Dr.ª Christiane Northrup)

Vampiros emocionais: pessoas que, devido a diferentes transtornos de personalidade, estabelecem relações disfuncionais, sugando a energia daqueles que lhes são próximos. É este o conceito que serve de base a este livro que, misturando perspectivas do âmbito da psicologia, elementos da espiritualidade e algumas facetas das terapias alternativas, pretende ser um guia para a superação desse tipo de relações. E, ao misturar elementos tão distintos, é apenas natural que surjam sentimentos contraditórios.
O ponto forte está nas questões de personalidade: a forma como a autora descreve os comportamentos dos ditos vampiros emocionais, a forma como as relações são afectadas por essas personalidades, e a análise dos diferentes tipos de transtornos permite uma visão bastante interessante do impacto destes transtornos na vida dos próprios e, principalmente, dos que com eles convivem. O mesmo se aplica à descrição que a autora faz dos empáticos - que pode gerar nos espíritos mais sensíveis uma sensação de familiaridade.
Começam aqui os sentimentos ambíguos: é que a autora leva o tema para uma visão bastante mais espiritual do que à partida seria de esperar. Vidas passadas, almas velhas, amor divino, fluxos de energia... Neste ponto, começa a ser necessária uma certa base de crença para assimilar este tipo de interpretações. Não deixa de ser uma visão curiosa para quem se interessa por este tipo de temas, mas acaba por passar para segundo plano o que parecia ser a linha central do livro: os ditos transtornos de personalidade.
E, à medida que a leitura prossegue, vêm à tona os pontos negativos, particularmente surpreendentes dado o facto de a autora ser médica: da associação de doenças graves a estados emocionais ao discurso anti-medicina, anti-vacinas e alimentado por uma certa diabolização do "sistema" e das empresas farmacêuticas (chegando ao ponto de afirmar que os médicos têm "uma receita para cada maleita"), surge um registo perigoso, como que de teoria da conspiração, e que nunca convence realmente, em parte devido a ideias como a de que o aumento da esperança média de vida se deve a factores espirituais (sendo a medicina e a tecnologia a fonte e origem de muitos dos males). 
Fica, pois, a impressão de uma leitura com algum material relevante, mas a ler com uma saudável dose de cepticismo. Muito interessante no que toca às questões de personalidade, e até mesmo nalguns aspectos da espiritualidade, peca pelo excesso nos ataques à ciência. E é pena, porque, para as outras facetas, o potencial é bastante.

Autora: Dr.ª Christiane Northrup
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário