domingo, 30 de dezembro de 2018

Sou Uma Rapariga Rebelde (Francesca Cavallo e Elena Favilli)

As Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes contaram-nos a história de muitas mulheres que deixaram no mundo a sua marca. Mas há por aí muitas raparigas com a mesma semente de potencial, não é verdade? Sabemos que sim. Este livro vem precisamente estimular esse potencial, através de um conjunto de desafios e actividades a preencher - que vão desde definir sonhos a reconhecer os próprios medos e a reconhecer as pessoas mais próximas e importantes - que, uma vez seguidos, farão deste livro um verdadeiro diário para uma revolução pessoal.
Diz a capa que se trata de um Caderno para Começar Revoluções e é uma descrição adequada. Embora repleto de cor e com um visual que basta para captar a atenção, todo o espaço é dado a quem o preenche. O tema resume-se a uma muito breve linha. O resto cabe à mente da rebelde que o preencher com a sua própria história e os seus sonhos. Fica, por isso, acima de tudo, a impressão de um desafio: olhar para dentro, responder aos desafios lançados e ficar com uma imagem mais clara do nosso próprio eu.
E desengane-se quem pensa que este livro só é apelativo para as rebeldes mais novas. Embora não o tenha preenchido - continuo a sentir aquela natural relutância em profanar um livro tão bonito com a minha caligrafia tenebrosa - dei por mim, à medida que passava as páginas, a pensar nas respostas que daria a cada um dos desafios. E essa é também uma das qualidades deste livro/caderno: a capacidade de nos fazer pensar. 
Tudo somado, a impressão que fica é a do que a capa do livro nos promete: um caderno para começar revoluções, logo a partir do nosso pensamento e da forma como encaramos o mundo e as nossas aspirações nele. Um livro bonito, cheio de ideias interessantes e um belo desafio para rebeldes de todas as idades.

Autoras: Francesca Cavallo e Elena Favilli
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário